Era apenas uma utopia. Com áreas caminháveis, incentivo ao uso de bicicletas, limitação de tráfego de automóveis e redução de velocidade, o Bairro do Recife tornou-se uma espécie de realidade experimentada. Coloque em meio a tudo isso o dinamismo econômico e a circulação de pessoas com as mais de 360 empresas instaladas no Parque Tecnológico do Porto Digital – e o cenário ganha efervescência, amplitude e características únicas.
O Jornal Digital inicia hoje a série de reportagens #RECIFEPRAGENTE, de autoria da jornalista Silvia Bessa, especialista em trabalhos que revelam a alma de lugares e de pessoas – característica presente aqui e que já lhe rendeu diversas premiações, como três Prêmios Esso. A #RECIFEPRAGENTE vai tratar de uma grande novidade urbanística no Recife, que conecta a capital pernambucana com experiências inovadoras só vistas fora do Brasil.
As reportagens vão mostrar como o Recife Antigo transformou-se em um protótipo de uma vida saudável e sustentável para as pessoas e para a cidade. Para se pensar sobre relações humanas, pessoais e familiares e sobre o papel de cada um na construção ou cobrança por um Recife melhor. Um lugar onde há espaço para se falar sobre modelos e futuro, para além dos negócios.
A série será publicada sempre às terças-feira. Em sua produção, foram entrevistados especialistas e moradores, e colhidos depoimentos de recifenses que vivenciam experiências urbanas semelhantes em cidades do exterior.
O trabalho apresenta o Bairro do Recife como ponto reagregador das pessoas, palco de debate para o planejamento de bairros, de uma cidade mais amigável e justa para uma maioria silenciada de caminhantes. Discute ainda o papel de instituições e moradores na mudança de um lugar e a contribuição decisiva do Porto Digital para formulação de um redesenho urbano contemporâneo e mais humano. Boa leitura.
Link para os dois primeiros textos da série:
LABORATÓRIO PARA UM NOVO MODELO URBANO
Silvia Bessa é jornalista. Gosta de revelar histórias que se escondem na simplicidade do cotidiano. Venceu três vezes o Prêmio Esso e tem quatro livros publicados.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.