O Porto Digital, distrito pioneiro em inovação e tecnologia no Brasil, vai sabatinar quatro pessoas candidatas que lideram as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Recife. São elas: João Campos (PSB), Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSol). As sabatinas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Porto Digital no YouTube.
A eleição acontece no dia 6 de outubro. Como tradição, o Porto Digital recebe quem está à frente das pesquisas de intenção de voto na capital pernambucana. Confira a agenda:
- João Campos (PSB), dia 26 de agosto (segunda-feira), às 15h;
- Daniel Coelho (PSD), dia 27 de agosto (terça-feira), às 15h;
- Gilson Machado (PL), dia 28 de agosto (quarta-feira), às 15h;
- Dani Portela (PSOL), dia 2 de setembro (segunda-feira), às 15h.
Compõem a sabatina representantes da Assespro PE/PB, Manguez.al, Porto Digital, Seprope e Softex Pernambuco. Este é o momento de entender as propostas para a área de tecnologia e inovação, qual o plano de governo para atuar no desenvolvimento do Recife e apresentar desafios e oportunidades do Porto Digital.
Conheça os candidatos
Prefeito mais jovem da história do Recife, João Campos (PSB) se elege para um possível segundo mandato. Ele é recifense, filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e neto do ex-governador Miguel Arraes. Para essa candidatura, vem acompanhado do vice Victor Marques (PcdoB).
João lidera a pesquisa mais recente da Data Folha, divulgada no dia 22 de agosto, com 76% das intenções de voto.
Gilson Machado (PL) ocupa o segundo lugar da pesquisa, com 6% das intenções de voto. Ele vem acompanhado da vice Leninha Dias, do mesmo partido. Conservador, Gilson atuou como ministro de Turismo e presidente da Embratur no governo de Jair Bolsonaro. Ele também concorreu ao cargo de senador por Pernambuco em 2022, pelo PL, mas não foi eleito.
Com 5% das intenções de votos, Daniel Coelho (PSD) vem acompanhado da vice Mariana Melo (PSDB), ex-secretária estadual da Mulher. Ele é formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi vereador do Recife entre 2005 e 2010, deputado estadual entre 2011 e 2014 e deputado federal entre 2015 e 2022. Entre janeiro de 2023 e junho deste ano, foi secretário estadual de Turismo na gestão Raquel Lyra.
Daniel já disputou duas vezes a prefeitura do Recife, em 2012 e em 2016, em ambas como filiado ao PSDB, mas não foi eleito. Também já foi filiado ao PV e ao Cidadania.
Em quarto lugar, um empate técnico com Daniel Coelho, com 4% dos votos, Dani Portela (PSol) vem acompanhada da ambientalista Alice Gabino (PSol), que é advogada e historiadora, e exerce o primeiro mandato de deputada estadual. Dani foi líder da oposição ao governo Raquel Lyra (PSDB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) entre fevereiro de 2023 e junho de 2024 e atualmente, preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Legislativo.
Em 2020, Dani Portela foi eleita a vereadora mais bem votada do Recife, com 14.114 votos, cargo que exerceu até 2022, quando se candidatou a deputada estadual. Em 2018, disputou o governo de Pernambuco, ficando em terceiro lugar.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.