A Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB) lança, nesta quarta-feira (16), a Antena CCIFB Nordeste-Recife, que irá cobrir os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe. Esta é a segunda Antena da entidade francesa na região. Dessa vez, ela ficará abrigada no Recife, devido a presença do distrito de inovação que é referência no país, o Porto Digital.

Porto Digital recebe segunda filial de entidade francesa no Nordeste (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Segundo a Câmara, objetivo é expandir a atuação pelo país dentro do projeto de nacionalização da instituição, uma vez que ainda há regiões com grande potencial de negócios.

Segundo projeções divulgadas pela entidade, a economia do Nordeste deve crescer 3,4% ao ano entre 2026 e 2034, superando a média nacional de 2,5%. Esse crescimento é impulsionado por investimentos de R$ 750 bilhões, principalmente em setores que atuam com gás natural, petróleo, energia e transição
energética, aeroportos e saneamento. A área de tecnologia também representa grande potencial.

A escolha pelo Porto Digital

Além de ser o local onde está situado o Porto Digital, Recife conta com um Consulado Geral da França que cobre parte da região Nordeste, o que a posiciona ainda mais como uma região promissora para o futuro econômico das relações franco-brasileiras.

A instalação da Câmara de Comércio França-Brasil em Recife representa, portanto, um avanço importante e um incentivo ao aumento dos investimentos e fortalecimento das relações comerciais, industriais, científicas e culturais entre os dois países.

O advogado Eduardo Hollanda Cavalcanti, sócio-fundador da Hollanda Cavalcanti Advogados e sócio da Chez France, associada da CCIFB, será o representante da Antena de Recife.

Ele tem experiência na assessoria a empresários franceses na região, além de possuir um amplo conhecimento da atuação da Câmara Francesa. “Meu objetivo é trazer uma nova visão para a CCIFB, ampliando a rede de contatos com empresas brasileiras que desejam se integrar ao contexto franco-brasileiro”, afirma.

Ele enfatiza que o Nordeste, em especial Pernambuco, têm atraído atenção pelo grande potencial de retorno de investimentos, especialmente em iniciativas voltadas para a transição energética.

“Nosso Estado apresenta uma excelente janela de oportunidades para os próximos anos. O mundo vê o Brasil como um território com segurança jurídica e sem conflitos globais, e queremos ser tão grandes quanto essa percepção. Se olharem para o Nordeste brasileiro, perceberão que Pernambuco possui um diferencial competitivo e logístico muito forte”, ressalta.

Corinne Fontenelle, diretora nacional da CCIFB, ressalta que a inauguração da Antena CCIFB Nordeste-Recife faz parte da estratégia de fortalecer a presença da instituição em todo o país, ampliando sua atuação além das tradicionais bases no Sudeste e no Sul.

“O Brasil, com sua vasta diversidade, oferece inúmeras oportunidades de negócios em todas as regiões. Nosso parceiro no Recife possui um profundo entendimento da economia nordestina, e a Antena funcionará como um suporte para empresas francesas que buscam crescer na área”, explica.

“A representação em Recife facilitará a conexão entre empreendedores franceses e brasileiros em diferentes estados, interessados em colaborar com empresas de outras regiões do país ou explorar oportunidades de internacionalização com a França. Estamos aqui para abrir novos caminhos para todos.”

Pedro Antonio Gouvea Vieira, presidente nacional da CCIFB, está otimista com a inauguração da Antena na capital pernambucana.

“Nosso objetivo é abrir Antenas pelo país inteiro. Somos a Câmara mais antiga em funcionamento no Brasil, com mais de 120 anos de existência. Queremos estar mais próximos dos agentes franceses que, cada vez mais, se espalham Brasil afora. Já contamos com aproximadamente 500 associados e atuamos ativamente para gerar valor para eles, promovendo conexões e fomentando negócios”, comenta o presidente.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.