Duzentos e oitenta e três alunos do Embarque Digital serão contemplados com bolsas mensais com duração de até 12 meses oferecidas pelo Porto Digital e Banco do Nordeste (BNB). O auxílio Ticket de Embarque tem como objetivo possibilitar que os estudantes possam comparecer às atividades propostas pela residência profissional tecnológica e, por tanto, aumentar a conexão deles com o mercado de trabalho.

Ticket de Embarque: estudantes do Embarque Digital recebem auxílio do Porto Digital e Banco do Nordeste (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

“A partir disso, acredita-se que os beneficiados terão uma formação muito mais aproximada ao que o mercado precisa”, pontua Marcela Valença, superintendente de Inovação e Formação do Porto Digital. A bolsa auxilia também na participação das atividades complementares oferecidas pelo programa, como a de formação empreendedora.

A assinatura do documento foi realizada nesta segunda-feira (4) durante um evento no Cinema do Porto, que fica no edifício sede do Porto Digital, no Bairro do Recife. O momento contou com a presença do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, do presidente do Porto Digital Pierre Lucena, e do ex-governador do estado e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

“Por meio dessas bolsas, estamos não só apoiando a permanência dos jovens nas atividades do programa, mas também promovendo uma formação de qualidade que aproxima a educação do mercado. Estamos criando oportunidades para que eles desenvolvam tanto competências técnicas quanto habilidades socioemocionais, essenciais para o empreendedorismo e inovação”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

“O BNB foi pensado pra cada vez mais diminuir a desigualdade. É uma missão que cumprimos todos os dias. Diminuição de desigualdade é dar acesso ao que antes havia dificuldade. A gente quer dar oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade e mostrar que há chance de ter um futuro melhor”, apontou Paulo Câmara.

O evento marca mais um passo no compromisso do Porto Digital com o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação em Pernambuco.

Este é o segundo investimento do BNB no programa Embarque Digital. Todos os estudantes beneficiados são egressos da rede pública e residentes do Recife. Eles estão matriculados em cursos de tecnologia oferecidos por seis instituições de ensino parceiras do Porto Digital. Para ingressar no programa, foi preciso aplicar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.