No início da tarde desta quarta-feira (6) – primeiro dia de programações do festival REC’n’Play -, o auditório É do Povo, localizado no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, recebeu a roda de conversa “Recife, a Capital Nacional do Brega”. A ocasião contou com a presença do prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), da cantora Michelle Melo – a rainha do Brega -, dos co-fundadores do Brega Bregoso – canal de comunicação especializado no tema -, Alexandre Vinícius e Eliabe Carlos e do professor e pesquisador do departamento de comunicação da UFPE, Thiago Soares.
Mediado por Soares, o debate abordou a importância e influência do Brega para a cultura pernambucana, além de celebrarem a aprovação do projeto de Lei (PL-5616/2023), de autoria do deputado Pedro Campos (PSB), que institui o Dia Nacional do Brega, a ser comemorado, anualmente, em 14 de fevereiro – data de comemoração do nascimento do Rei do Brega, Reginaldo Rossi.
Para Melo, “entender que o brega é apenas um ritmo musical, é deixar muita gente de fora. Na realidade, ele é um movimento de periferia que expressa um grito da realidade daquelas pessoas”, declara a artista. O entendimento do Brega como uma plataforma para a valorização da cultura periférica foi o tema principal do evento. Campos afirmou: “Na minha primeira candidatura para prefeito existia um movimento crescente do brega funk e eu procurei entender e me aproximar dos artistas para que a cidade do Recife pudesse estabelecer um respeito institucional com o movimento. Quando eleito, fizemos uma noite só de Brega no Carnaval da nossa cidade. Ali, você viu o Recife conhecendo o Recife. Utilizamos uma estrutura de poder para fazer uma transformação social”.
Na plateia, o evento contou com a presença da atriz, autora, diretora e apresentadora Regina Casé, pessoa a quem Vinícius atribui ser uma grande fonte de inspiração para a criação do Brega Bregoso. “Naquela época, a gente não via nada que falasse sobre cultura periférica. Foi quando eu assisti o Esquenta e percebi que era possível fazer algo nesse sentido”, comenta o empresário e produtor de eventos. Para Carlos, o Brega Bregoso foi importante para pavimentar uma sensação de orgulho para Pernambuco e para o Recife. “A gente conseguiu tirar o estigma e fazer com que as pessoas sentissem orgulho em dizer: eu gosto do brega”, declara o co-fundador da página.
REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta
A edição deste ano do festival terá como tema “O Futuro Nos Conecta”, com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de outras atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.
O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.