A capital pernambucana será palco de importantes debates sobre os impactos das tecnologias na vida contemporânea durante a 77ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá no Recife.

SBPC 2025 promove diálogos com o Porto Digital sobre adolescência digital e gamificação na educação (Imagem: Freepik)

O evento acontece, com apoio do Porto Digital, de 13 a 19 de julho na sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Dois Irmãos, reunindo pesquisadores, estudantes, professores e o público em geral para debater o tema deste ano: “Progresso é Ciência em todos os territórios”.

Dois painéis construídos em parceria com o Porto Digital estão confirmados e prometem atrair a atenção do público pela atualidade e profundidade das discussões: “Adolescência na Era das Redes Sociais” e “O Poder da Gamificação na Educação e na Inovação”.

🧠 Mesa-redonda | Adolescência na Era das Redes Sociais

🗓 Horário: 9h às 10h15
Duração: 1h15

Neste painel, especialistas discutirão os desafios e transformações enfrentados por adolescentes na era digital, em especial com o uso intensivo de redes sociais. A mesa abordará questões de saúde mental, comportamento online, educação e a construção da identidade na internet.

Painelistas:

🔹 Lucas Glasner Pessoa
Psicólogo clínico, docente e pesquisador em Ciberpsicologia na UNICAP. Diretor da PortasPsi e membro do programa YLAI, tem atuação focada nas relações entre psicologia, tecnologia e inovação.

🔹 Ana Uriarte
Co-fundadora da edtech Quark, com impacto em mais de 45 mil alunos da rede pública brasileira. É fellow do programa YLAI e foi reconhecida pelo MIT como uma das jovens inovadoras da América Latina. Foi palestrante TEDx com o tema “O efeito borboleta na educação”.

🎤 Mediação:
Victor Sotero – Coordenador pedagógico da Residência Tecnológica do Porto Digital e professor na área de TI. Especialista em cibersegurança e big data, é também gamer nas horas vagas.


🎮 Mesa-redonda | O Poder da Gamificação na Educação e na Inovação

🗓 Horário: 13h30 às 14h45
Duração: 1h15

A gamificação vem transformando metodologias de ensino e estratégias de inovação em diferentes setores. Este painel trará reflexões e experiências sobre como elementos dos jogos podem gerar engajamento, aprendizagem significativa e soluções criativas para problemas sociais e educacionais.

Painelistas:

🔹 André Neves
Professor titular do Departamento de Design da UFPE e pesquisador na TDS.company. Com mais de 30 anos de atuação, desenvolve pesquisas sobre design, IA e ambientes digitais de aprendizagem.

🔹 Caio Scheidegger
Diretor do Laboratório Urbano Vivo e CPO da Ikone Global. Trabalha com cidades inteligentes, sustentabilidade, IA e produtos digitais. Tem ampla experiência na coordenação de projetos de inovação urbana e saúde pública.

🎤 Mediação:
Rogério Araújo – Coordenador de Empreendedorismo do Porto Digital e CEO da Mulungu Studio. É doutor em Engenharia de Computação e referência nacional em educação, ludicidade e design de jogos.

As inscrições para a SBPC 2025 estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site oficial da Reunião Anual: sbpc.ufrpe.br/inscrições. É uma oportunidade única para estudantes, pesquisadores e o público em geral se envolverem com temas científicos atuais, trocarem experiências e se inspirarem nas possibilidades que a ciência oferece para transformar o Brasil.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.