Os novos 250 beneficiados pelo programa Embarque Digital, programa de bolsas de estudo em tecnologia que o Porto Digital e a Prefeitura do Recife oferecem na capital pernambucana, participaram da Aula Magna do semestre 2025.2 nesta sexta-feira (5). A cerimônia, que celebra o início da jornada educacional, foi realizada no Auditório do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife e contou com a participação do prefeito do Recife, João Campos; da secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz; da diretora executiva do Porto Digital, Mariana Pincovsky; e do Superintendente estadual do Banco do Brasil, Thiago Bandeira.
Esta é a nona turma que ingressa no programa, que foi iniciado em 2021 e já ofertou mais de 2.000 bolsas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet em cinco instituições parceiras (CESAR School, FICR, Senac, Unicap e Unit) e já formou quase 1.000 jovens.
A Diretora Executiva do Porto Digital, Mariana Pincovsky, destacou o potencial transformador do programa, que muda o perfil do profissional da área de tecnologia e muda a realidade das famílias. “Os dados coletados através das pesquisas que realizamos mostram que o programa cumpre o seu propósito: ampliar o acesso a cursos de Tecnologia. Temos mais mulheres e pessoas negras no Embarque quando comparamos com os dados gerais”, destacou.
Para o prefeito João Campos, o investimento no Ensino Superior por meio do Embarque Digital é estratégico. “Mesmo não sendo uma obrigação legal de uma prefeitura realizar um investimento desse porte em educação de nível superior, a gente faz, porque é uma estratégia de cidade, que visa o crescimento. É um pilar de transformação, para formar e reter talentos, e explorar o potencial de capital humano da cidade”, disse.
Para motivar, encorajar e inspirar
Para fechar o encontro, foi realizada a roda de conversa sobre “Desafios e Oportunidades em carreiras de tecnologia”, com o Cientista de Dados Breno Holanda, que é ex-aluno do Embarque Digital, e de Flávia Brito, CEO da BidWeb.
Estando novamente em uma aula inaugural, mas, dessa vez, do outro lado, o Cientista de Dados, professor universitário e ex-aluno do Embarque Digital, Breno Holanda compartilhou a sua trajetória no mercado profissional de TI, mas destacou também como o programa foi fundamental para cada conquista. “É muito gratificante estar aqui compartilhando a minha experiência com o programa. Como alguém que já passou pelo que eles estão passando agora, posso dizer que aproveitem bem a oportunidade, frequentem todas as atividades que o Porto Digital oferece, se joguem nos desafios da Residência Tecnológica e conheçam as pessoas, façam conexões”, aconselhou.
Como pessoa que oferece as oportunidades de trabalho, Flávia elogiou o que é desenvolvido pelo Embarque Digital. “É muito importante ter iniciativas como este programa, e eu fico muito feliz de fazer parte desse momento. As oportunidades de trabalho no setor continuam crescendo, e para nós, enquanto empresa, precisamos de profissionais qualificados para ocupar esses postos de trabalho”, comentou.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.