São Paulo recebeu, nessa terça-feira (30), a primeira edição paulista do Conexão Saúde, iniciativa do Porto Digital, em parceria com o Ponte Tech, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. O encontro aconteceu no CIVI-CO, espaço de referência em impacto social e inovação, localizado no bairro de Pinheiros, e reuniu cerca de 40 representantes de startups, hospitais, operadoras, investidores, universidades e empresas de tecnologia.

Eventos que geram negócios: Conexão Saúde aproxima Recife e São Paulo e fortalece inovação na saúde

Com foco na geração de conexões estratégicas e na apresentação do potencial do Recife como polo de inovação em saúde, o evento teve uma recepção positiva do público, abrindo portas para parcerias concretas e negociações futuras. “O feedback foi muito bom. Os participantes se impressionaram com os números do Recife e demonstraram interesse real em se aproximar do nosso ecossistema. Já surgiram oportunidades, inclusive, de validação de soluções em hospitais de São Paulo”, afirmou Fernando Sales, pesquisador do Porto Digital.

Recife em destaque como hub de saúde e tecnologia

Durante a programação, o Porto Digital apresentou os diferenciais da capital pernambucana para o setor: um ecossistema com mais de 475 empresas, R$ 6,2 bilhões em faturamento anual e mais de 21 mil profissionais atuando nas áreas de tecnologia e inovação. O ambiente é ainda fortalecido por universidades de ponta, hospitais de referência e políticas públicas com incentivos fiscais para empresas de base tecnológica.

O evento contou com apresentações institucionais e painéis voltados à transformação digital na saúde, com destaque para soluções voltadas à eficiência na gestão de dados, interoperabilidade de sistemas e otimização de processos em hospitais e operadoras.

Networking com impacto real

Empresas como o CESAR, Tempest, Capyba e Neurotech marcaram presença no encontro, além de representantes de hospitais como o Sírio-Libanês, investidores, médicos e pesquisadores acadêmicos. Segundo Fernando Sales, a diversidade dos participantes permitiu trocas qualificadas e relevantes: “Foram conexões com gente da academia, do mercado, do setor público e privado. Esse tipo de evento gera negócios, e essa edição foi um exemplo claro disso”.

Para Ronald Denner, da consultoria Capyba, o Conexão Saúde também se mostrou um espaço fértil para novas oportunidades. “Já tive retorno positivo de um evento anterior no Recife, que resultou em contrato. Agora, em São Paulo, também surgiram possibilidades para a Capyba, inclusive em conversas com a Tempest para uma parceria. O perfil dos participantes é ideal para o nosso modelo de negócio. Sempre aparecem oportunidades e, desta vez, espero converter novamente”, afirmou.

Ana Luiza Ferreira, Diretora-presidente da Adepe, registrou que “apoiar o Conexão Saúde é reafirmar o compromisso de Pernambuco com a inovação e com o futuro da saúde no Brasil. Nosso estado é um hub de tecnologia consolidado com um ecossistema vibrante e o propósito do Programa Ponte Tech é estar aqui e fazer conexões, mostrando que inovação, quando apoiada por políticas públicas consistentes, traz desenvolvimento e qualidade de vida para toda a sociedade.”

De fato, a edição paulistana do evento simboliza um passo importante na aproximação entre os ecossistemas de inovação de Recife e São Paulo. A ideia é construir uma ponte permanente entre os hubs, permitindo que soluções desenvolvidas no Nordeste possam ser testadas e escaladas nacionalmente, em colaboração com as instituições paulistas.

O evento reforça a missão do Porto Digital de posicionar o Recife como referência nacional na transformação digital da saúde, conectando competências, talentos e demandas complementares para resolver os grandes desafios do setor.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.