Estão abertas as inscrições para o Prêmio Movimento Econômico 2025, uma iniciativa que reconhece empresas e lideranças empresariais que se destacam pela excelência em gestão, inovação, impacto social e sustentabilidade no estado de Pernambuco. O prêmio é promovido pelo Movimento Econômico, do Grupo EQM, com avaliação técnica da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP), ligada à Universidade de Pernambuco, instituição acreditadora do processo seletivo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 19 de dezembro de 2025, por meio do hotsite oficial.

Prêmio Movimento Econômico 2025 destaca inovação e impacto social em Pernambuco (Imagem: Movimento Econômico)

A premiação contempla reconhecimentos do Empresário(a) do Ano e Empresas do Ano, esta última nas categorias de Sustentabilidade Ambiental, Impacto Social e Inovação. Podem concorrer ao prêmio de Empresário do Ano não só donos de empresas, mas gestores que tenham participação efetiva na condução do negócio. Já as empresas precisam ter sede em Pernambuco e, no mínimo, três anos de operação regular, situação jurídica ativa e práticas implementadas e comprovadas em pelo menos uma das categorias do prêmio.

Cada organização pode inscrever propostas em diferentes categorias, desde que em formulários separados, mas só poderá ser premiada em uma única categoria. As inscrições exigem o envio de documentação comprobatória, como materiais institucionais, relatórios, imagens ou registros de mídia que atestem a realização das práticas inscritas.

Avaliação técnica do prêmio
A avaliação ocorrerá em duas etapas. A primeira será conduzida por uma Comissão Avaliadora da FCAP/UPE, responsável por pontuar os projetos com base em critérios como governança, reputação, inovação, impacto e replicabilidade. Em seguida, o Conselho do Prêmio, designado pelo Movimento Econômico, selecionará os vencedores entre os projetos mais bem avaliados.

A equipe da FCAP é coordenada pela professora e pesquisadora do curso de Administração, Juliana Gonçalves de Araújo. “Estar à frente da condução da primeira edição do Prêmio Movimento Econômico é motivo de grande orgulho para a FCAP/UPE, que historicamente mantém forte vínculo com o mercado e o setor empresarial”, diz Juliana Gonçalves de Araújo.

Para a professora, o papel da universidade, neste contexto, vai além de atuar como instituição acreditadora: “Trata-se de uma oportunidade valiosa de aproximação com o empresariado local, de troca de conhecimento e de incentivo às boas práticas de gestão. Temos orgulho de contribuir com uma iniciativa que fortalece a integração entre ciência, inovação e desenvolvimento regional no estado de Pernambuco.”

Juliana ressalta que a iniciativa é especialmente significativa por se tratar de um prêmio alinhado às demandas globais contemporâneas, com categorias que destacam sustentabilidade ambiental, inovação e impacto social — temas que também permeiam as ações acadêmicas desenvolvidas tanto no curso de Administração quanto no Mestrado Profissional em Gestão Local do Desenvolvimento Sustentável.

O Prêmio Movimento Econômico reconhece a força dos empreendedores pernambucanos e vem para celebrar histórias que inspiram e movimentam a economia do estado. Ele pretende valorizar empresas comprometidas com gestão responsável e inovação.

“O Prêmio Movimento Econômico 2025 reforça o compromisso do portal com o fortalecimento do ambiente de negócios em Pernambuco, reconhecendo iniciativas que aliam desempenho econômico à responsabilidade social e ambiental”, explica o empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM.Para a CEO do portal, Patricia Raposo, “o Prêmio Movimento Econômico nasce com o propósito de reconhecer quem faz a diferença na economia de Pernambuco — empresas e líderes que se destacam pela gestão, inovação e impacto social. Nossa missão é valorizar o que o estado tem de melhor em práticas empresariais e mostrar ao Brasil que o Nordeste é, hoje, um polo de excelência e oportunidades”, destaca Patrícia Raposo, idealizadora do Movimento Econômico.

A cerimônia de premiação está prevista para 26 de fevereiro de 2026, no RioMar Trade Center, com entrega de Troféus e divulgação dos vencedores em uma edição especial da Revista Movimento Econômico.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.