O Porto Digital marca presença estratégica na #fswk25, o maior evento de inovação, criatividade e tendências em saúde da América Latina, que ocorre desta quarta (05) e segue até sexta-feira (07) no ExpoRio, Rio de Janeiro. Liderando uma comitiva de empresas do Recife, o distrito de inovação busca consolidar o ecossistema local como um polo de referência nacional em inovação em saúde.

A participação é viabilizada por programas estratégicos e visa, principalmente, consolidar o trabalho do ecossistema de saúde local, gerar negócios e atrair novas parcerias. Este é o segundo ano do evento, e a forte presença da delegação de Recife demonstra a força do ecossistema pernambucano.

Leia mais:
Eventos que geram negócios: Conexão Saúde aproxima Recife e São Paulo e fortalece inovação na saúde

Ponte Tech: impulsionando a inovação pernambucana no país

A presença da comitiva na feira é uma ação estratégica do Programa Ponte Tech. Lançado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Porto Digital, o programa tem como objetivo impulsionar negócios de empresas de tecnologia pernambucanas em todo o Brasil.

Com investimento de R$ 1,6 milhão , o Ponte Tech foca em aproximar o ecossistema de inovação de Pernambuco das demandas do mercado nacional, com atenção especial ao Sudeste, maior polo econômico do país. Um dos pilares do programa é justamente a participação em feiras setoriais, organizando missões empresariais e preparando empresas para atuar de forma competitiva nos maiores eventos de tecnologia do país.

“O papel do Porto Digital é ser esse conector, encurtando distâncias e acelerando a geração de receita para quem produz inovação aqui”, explicou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Conexão Saúde: o ecossistema em destaque

O esforço no Rio de Janeiro também serve para consolidar e dar visibilidade à Comunidade Conexão Saúde. Trata-se de uma rede coordenada pelo Porto Digital que busca integrar diferentes atores do ecossistema — como hospitais, operadoras, pesquisadores, startups e empresas de tecnologia — para promover inovação colaborativa no setor. A proposta é fomentar conexões com foco direto na transformação da assistência em saúde.

Startups e geração de negócios na feira

A ação conjunta entre o Ponte Tech e o Conexão Saúde permitiu que diversas startups do ecossistema viajassem para expor suas soluções na feira, muitas delas com stands próprios.

“A ideia é fazer com que essas empresas gerem negócios durante o evento”, destacou Rodrigo Miranda, coordenador do Ponte Tech. Além de expor, o parque tecnológico está ativamente promovendo o portfólio de outras startups de saúde de Recife, buscando abrir portas com as grandes corporações presentes na #fswk25, incluindo oportunidades para outras unidades de negócio, como a Doca.

Painéis estratégicos

O Porto Digital contará com um stand próprio na feira, servindo como hub para as empresas locais, e participa ativamente da programação de conteúdo com dois painéis principais.

Healthtechs: Por que é Estratégico se Juntar ao Porto Digital?

O primeiro debate, focado em atrair e demonstrar o valor do ecossistema para as healthtechs, ocorre já nesta quarta-feira (05), às 14h40. A discussão contará com Fernando Sales, Coordenador Científico do Porto Digital; Gustavo Godoy, Gerente Geral de Saúde Digital da SMS-Recife; e Lúcio Ribeiro, Empreendedor Residente no Porto Digital.

O Impacto dos Ecossistemas de Inovação na Saúde

Na quinta-feira (06), às 16h30, Fernando Sales (Porto Digital) retorna ao palco para debater o impacto institucional dos ecossistemas de inovação na saúde. Ele se junta a Natali Emerick (Parque Tecnológico UFRJ) e Stephanie Mazzolani (Diretora de Inovação, Novartis). A moderação do painel será de Fabio Nogi, Head de Inovação da Seguros Unimed

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.