Nesta sexta-feira (6), a partir das 8h30, o Porto Digital Caruaru recebe o Technovation Girls PE – Capítulo ColaBora 2026, evento que marca o início da temporada 2026 do programa internacional voltado à formação de meninas e jovens mulheres nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As inscrições podem ser feitas online.

A iniciativa é organizada pelo projeto ColaBora, coordenado pela professora Andrea Maria Ribeiro, do Departamento de Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O ColaBora é um dos quatro projetos contemplados em Pernambuco pela Chamada CNPq Nº 31/2023 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação e constitui um ecossistema inovador de promoção da participação feminina em tecnologia, desenvolvido em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa.

O projeto tem como propósito aplicar e avaliar uma metodologia de capacitação tecnológica alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e estimula a criação de soluções para desafios reais da sociedade. A equipe responsável pelo projeto é, majoritariamente, composta por mulheres e marcada pela diversidade de formações acadêmicas – incluindo engenharias, ciências sociais, biológicas, história, pedagogia e letras – além de uma representação étnico-racial plural, reafirmando o compromisso com inclusão, equidade e transformação social.

A programação do projeto ocorrerá em dois turnos independentes (manhã e tarde) e as participantes que permanecerem durante todo o dia poderão realizar duas oficinas complementares, mediante disponibilidade de vagas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.