O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE), em parceria estratégica com o Porto Digital, o principal distrito de inovação da América Latina, anuncia a abertura de chamadas públicas que compõem a jornada de empreendedorismo: Pré-Incubação, Incubação, Pré-Aceleração e Internacionalização. São 120 vagas distribuídas entre os programas, que têm como foco o desenvolvimento de negócios em todo estado de Pernambuco e a atração de empresas e startups para o ecossistema de inovação pernambucano.

Inscrições e detalhes dos programas: Plataforma | Porto Digital

A iniciativa visa impulsionar startups e negócios de base tecnológica em todos os estágios de desenvolvimento, desde a validação de ideias até a expansão para mercados internacionais. Esta ação reforça o compromisso de Pernambuco de fortalecer o ecossistema de inovação, gerar empregos qualificados e projetar talentos para o cenário global.

Cada programa desta jornada foi desenhado para atender às necessidades específicas de negócios em diferentes níveis de maturidade, garantindo suporte estratégico, técnico e operacional.

Pré-Incubação
Foca em transformar ideias em Produto Mínimo Viável (MVP) e negócios estruturados. É destinada a empreendedores e negócios em fase de ideação ou validação, e não exige CNPJ constituído. O programa tem duração de 14 (quatorze) semanas em formato híbrido e oferece 50 vagas. As inscrições vão de 4 de fevereiro até 4 de março.

Incubação
Para impulsionar o crescimento de startups com produto validado ou na fase final de validação, estruturar vendas e iniciar tração no mercado, o programa de Incubação é voltado para negócios de base tecnológica já formalizados com CNPJ ativo. Com duração de 14 (quatorze) semanas em formato híbrido, também possui 50 vagas. As inscrições acontecem entre 4 de fevereiro e 4 de março.

Pré-Aceleração
É voltado para startups que já superaram a fase de ideação, com MVP funcional ou produto validado e um claro foco em escalabilidade e tecnologia como parte central da sua proposta de valor. A jornada de 12 (doze) semanas é oferecida em formato híbrido (100% online síncrono, culminando em um Demoday presencial de Rodada de Negócios) e possui 10 vagas. As inscrições vão até 20 de março.

Internacionalização
A segunda edição do programa de Internacionalização em parceria com a SECTI-PE visa impulsionar a expansão de startups e empresas de base tecnológica pernambucanas para o mercado europeu, com destino a Aveiro, Portugal (Hub Cais do Porto). Este programa de 10 meses (4 online e 6 presenciais) selecionará até 10 empresas com CNPJ constituído em Pernambuco, receita anual recorrente igual ou superior a R$ 1 milhão e equipe dedicada à internacionalização. As inscrições ocorrem até o dia 20 de março.

A jornada de internacionalização será guiada por um acompanhamento contínuo e personalizado, fundamentado em uma metodologia exclusiva que inclui:

  • Suporte estratégico: desenvolvimento de eixos essenciais para atuação no mercado europeu.
  • Adaptação de produtos e serviços: adequação às exigências regulatórias e culturais locais.
  • Apoio regulatório e legal: orientação sobre conformidade e aspectos legais de internacionalização.
  • Estratégias de mercado: definição de abordagens comerciais e de marketing alinhadas às realidades europeias.

“A presença do Porto Digital no cenário internacional por meio de iniciativas como essas é um testemunho do nosso compromisso em projetar a inovação pernambucana para o mundo. A segunda edição do Programa de Internacionalização, ancorada em Aveiro pelo Cais do Porto, não apenas abre portas estratégicas para o mercado europeu, mas fortalece laços, criando um ecossistema tecnológico robusto e interconectado”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e do Cais do Porto.

O sucesso da jornada de internacionalização é assegurado por uma metodologia robusta e um acompanhamento contínuo, elementos cruciais para a adaptação e fortalecimento dos negócios inovadores em novos mercados.

“A iniciativa tem como objetivo fortalecer negócios inovadores, apoiando sua adaptação a novos mercados e promovendo uma transição estratégica e bem-sucedida para o ambiente internacional”, explica Marcela Valença, Country Operations Manager do Cais do Porto, hub de internacionalização do Porto Digital.

“Essas chamadas públicas materializam nosso compromisso com uma jornada empreendedora integrada e contínua. Atuamos desde a Pré-Incubação, transformando ideias em negócios estruturados, avançamos pela Incubação e Pré-Aceleração para impulsionar crescimento e tração, e culminamos na Internacionalização, conectando startups ao mercado europeu. Nosso objetivo é desenvolver negócios, qualificar talentos e fortalecer Pernambuco como um polo de inovação capaz de gerar empregos e criar soluções com impacto global”, pontua Karol Brasileiro, Gerente Corporativa de Empreendedorismo do Porto Digital.

Benefícios oferecidos e taxas
Os participantes selecionados nos programas de Pré-Incubação, Incubação e Pré-Aceleração terão acesso a benefícios como infraestrutura nas instalações do Porto Digital em Recife e Caruaru, networking exclusivo com a comunidade Porto Digital Startups e hubs parceiros, além de prioridade de exposição na Arena de Negócios do festival REC’n’Play 2026.

Os programas são viabilizados e apoiados pelo Governo de Pernambuco e contam com contrapartida dos participantes. Um subsídio de 50% será concedido em alguns dos programas a empreendedores de grupos minoritários, residentes do Agreste e Sertão de Pernambuco, ou com renda familiar de até dois salários-mínimos.

Já a jornada de internacionalização é uma imersão completa no Cais do Porto, na cidade de Aveiro, em Portugal. A unidade é a base para expansão internacional de negócios brasileiros de todos os tamanhos.

Como participar
Os interessados devem consultar os editais e submeter suas propostas exclusivamente por meio de formulários online.

Pré-Incubação, Incubação: inscrições de 4 de fevereiro a 4 de março
Pré-Aceleração e Internacionalização: inscrições de 4 de fevereiro a 20 de março

Para acessar o regulamento completo de cada programa e realizar a inscrição, é necessário acessar o portal do Porto Digital: Plataforma | Porto Digital. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: empreendedorismo@portodigital.org.

Sobre o Porto Digital 
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há 25 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.

Sobre a SECTI
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) é responsável pela formulação e coordenação das políticas públicas de ciência, tecnologia, inovação e transformação digital no estado, atuando no fortalecimento do ecossistema de inovação, na internacionalização de empresas e na promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

Sobre o Cais do Porto
O Cais do Porto é o hub de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras em Portugal, uma iniciativa do Porto Digital que conecta ecossistemas, acelera negócios e fomenta a inovação entre Brasil e Europa. O espaço, localizado em Aveiro, atua como ponto de encontro entre empreendedores, instituições e investidores interessados em fortalecer a cooperação tecnológica entre os dois países.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.