Crédito: Envato Elements

A busca por soluções sustentáveis e o uso racional de recursos ganham um reforço de peso no Brasil. O Lab Procel – Fase II, fruto de uma parceria estratégica entre a ENBPar e a Firjan SENAI, anunciou o aporte de R$ 33 milhões para impulsionar negócios inovadores. A iniciativa foca em micro e pequenas empresas de base tecnológica que apresentem soluções disruptivas para o setor elétrico.

A chamada integra o Programa de Empreendedorismo Industrial, uma iniciativa do Porto Digital e SENAI com uma série de ações voltadas para fortalecer e fomentar a adoção de inovações e tecnologias no sistema industrial pernambucano e nacional.

Saiba mais:

A Chamada Pública nº 001/2026 foca especificamente na aceleração de soluções inovadoras em economia circular com ênfase em eficiência energética. O objetivo é selecionar projetos que já possuam protótipos ou sistemas demonstrativos e levá-los ao nível comercial.

Os desafios temáticos abrangem áreas críticas como:

  • Uso eficiente de recursos sustentáveis;
  • Hidrogênio verde e descarbonização;
  • Energias renováveis e gestão de resíduos.

Benefícios e suporte técnico especializado

As empresas selecionadas não recebem apenas aporte financeiro para o desenvolvimento do projeto. O programa oferece uma infraestrutura completa, incluindo o uso da Rede Nacional de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, mentorias de mercado, gestão e apoio à inserção comercial.

As inscrições para esta fase estão abertas até o dia 27 de fevereiro de 2026.

Como participar da aceleração de startups em eficiência energética

Podem se inscrever MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com CNPJ ativo há pelo menos seis meses. O processo seletivo inclui etapas de pré-habilitação, avaliação por banca online e a fase final de aceleração, que pode durar até 19 meses.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.