Dia 21 de junho é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Asma e para marcar a data e fazer um alerta para a importância da prevenção e tratamento da doença – uma condição respiratória que afeta milhões de pessoas no mundo todo e se caracteriza por inflamação e estreitamento das vias áreas – um grupo de médicos da Rede ImunoÁlis está organizando o “RespirÁlis I Circuito de Corrida e Caminhada Rede Ális”. O evento será neste domingo (15), com concentração às 6h, no Paço Alfândega, no Bairro do Recife, e largada prevista para às 6h30. São esperados mais de 2 mil participantes entre corredores e caminhantes que vão percorrer as distâncias de 5 km e 10 km pelas ruas e pontes do Bairro do Recife.

Corrida no Bairro do Recife faz alerta para prevenção e tratamento da asma (Imagem: Freepik)

Para ampliar e disseminar a informação de que a prática de exercícios físicos e a corrida são aliados e podem melhorar a função pulmonar, fortalecer os músculos e aumentar a tolerância de esforço, a Rede Ális convidou os ex-atletas olímpicos brasileiros de natação para se unirem ao movimento e serem os embaixadores oficiais do evento: Gustavo Borges e Cesar Cielo, que também é asmático e usou o esporte como tratamento auxiliar para o controle da asma. No caso dele, esse controle através do acompanhamento diário e preventivo foi essencial para aliviar os sintomas e impactos da doença.

De acordo com o diretor da Rede Ális, o médico alergologista, Waldemir Antunes, responsável pela idealização do evento, o objetivo da iniciativa é justamente quebrar o paradigma e reforçar que o paciente com asma pode e deve praticar atividades físicas com o intuito de melhorar seu rendimento cardiorrespiratório. “A asma não tem cura, mas se tratada corretamente, com os medicamentos adequados, o paciente pode ter uma vida normal praticando atividade física. Por isso, é tão importante proporcionar momentos como esse de promoção à saúde física e mental dos pernambucanos”, reforça o médico.

No “RespirÁlis I Circuito de Corrida e Caminhada Rede Ális”, após completarem o percurso, corredores e caminhantes ganham medalha e recebem orientações e dicas de médicos e fisioterapeutas sobre o combate à doença, que mata de 6 a 7 pessoas por dia no país, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). O evento além de proporcionar um domingo com prática de lazer e atividade física, também tem caráter solidário, pois os atletas inscritos farão a doação de 1kg de alimento não perecível que será entregue ao Instituto Padre Arlindo.

Além da Rede Alis, o evento conta com o apoio institucional da Associação Médica de Alergologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Endocrinologia, Psiquiatria e Gastroenterologia. Entre os parceiros estão Avil, Way Mídia, Construtora CETA, Smed, SMA Arquitetura, Blanc Hospital, Garcez & Ferreira Advogados, SupleMind, Eco Postos, Prime Investimentos – XP, Clean Higienização Textil, Interne Soluções em Saúde, Real Cortinas e Persianas e Casa Nuts. A organização é assinada pela CZN Assessoria Esportiva.

Ainda como parte da programação das ações que marcam o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Asma, no dia 14 de junho, das 8h às 12h45, no Novotel Recife Marina, será realizado o I Encontro Científico Rede Ális com a presença de cerca de 60 profissionais médicos das áreas de alergologia, pneumologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Na oportunidade, serão abordados temas relacionados ao público infantil e adulto como inteligência artificial, asma grave, novidades no tratamento da polipose nasal, controle do paciente asmático, tratamento de DPOC, entre outros.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.