O Instituto Cervantes, referência mundial no ensino da língua espanhola e na difusão da cultura hispânica, escolheu o Moinho Recife, no coração do Porto Digital, como sua nova sede na capital pernambucana. A mudança, que marca uma nova fase da instituição na cidade, reforça a vocação do centro histórico como polo de cultura, inovação e educação.
Desde 1º de julho de 2025, o Instituto está operando em suas novas instalações no complexo do Moinho, deixando para trás sua antiga sede na Avenida Agamenon Magalhães, onde funcionava desde 2008.

Um novo capítulo no coração do Recife
De acordo com Patricia Antuña, oficial administrativa do Instituto Cervantes, a mudança foi estratégica e simbólica:
“Precisávamos de um lugar que atendesse bem tanto a Zona Norte quanto a Zona Sul. A prefeitura nos apresentou o projeto do Moinho e achamos que o Cervantes tinha tudo a ver. Sentimos que o futuro do Recife passa pelo Moinho, pelo Recife Antigo, vemos as empresas que estão chegando. Sabemos que estamos começando, mas achamos que estamos no lugar certo na hora certa.”
O novo espaço do Instituto conta com uma biblioteca pública no térreo, aberta a toda a população, não apenas aos alunos. O local oferece estrutura para estudar, ler e trabalhar de forma gratuita, consolidando-se como mais um espaço de acesso à educação e à cultura no bairro. Já as salas de aula estão localizadas no quarto andar do Moinho, em um ambiente moderno, confortável e integrado ao restante do ecossistema do edifício.

Integração com a cidade e o futuro
A chegada do Instituto Cervantes ao Moinho Recife reforça o movimento de reocupação qualificada do centro histórico. O complexo, fruto do maior projeto de retrofit do Nordeste, tem se consolidado como um espaço vibrante que une negócios, gastronomia, cultura e tecnologia.
Com a presença de empresas como Deloitte, C.E.S.A.R, NTT Data e outras instituições de peso, o Moinho se firma como um novo eixo de desenvolvimento urbano. A escolha do Instituto Cervantes por esse endereço não é apenas geográfica: é uma aposta no futuro da cidade.
“Queremos que as pessoas saibam que o espaço está aberto, independente de serem alunos ou não. A biblioteca é para todos, e queremos fazer parte da vida cultural do Recife, ocupando esse espaço com propósito e acessibilidade”, completa Patrícia.
Sobre o Instituto Cervantes
Fundado pelo governo da Espanha, o Instituto Cervantes está presente em mais de 40 países e atua na promoção da língua espanhola e das culturas dos países hispânicos. Além de cursos e certificações para pessoas a partir dos 7 anos, a instituição também promove atividades culturais, encontros literários, cineclubes e colabora com instituições locais para difundir o idioma e a cultura.
Com a nova sede no Moinho Recife, o Instituto Cervantes reforça sua missão e amplia sua presença em um território estratégico da cidade.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.