A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) iniciou sua campanha de doação de sangue voltada para o período do Carnaval de 2026. A estratégia tem caráter preventivo e busca garantir o abastecimento adequado dos estoques de sangue, assegurando suporte aos hospitais públicos do estado antes, durante e após os dias de folia, período em que a demanda por transfusões costuma aumentar.

Hemope reforça campanha para o Carnaval de 2026 com coleta de sangue no Moinho

Um dos pontos externos de coleta será realizado nesta terça-feira (20), na Advocacia Geral da União (Rua de São Jorge, 240 – Auditório Moinho), no Bairro do Recife. Confira abaixo quem pode doar.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos doadores que não conseguem se deslocar até o hemocentro, ampliando a captação de sangue de forma segura e confortável.

Para a presidente do Hemope, Raquel Santana, o Carnaval faz parte da identidade do povo pernambucano e essa proximidade com a festa contribui para estimular a doação.

“A proposta da campanha é garantir que o Hemope esteja bem abastecido antes do período carnavalesco, assegurando a segurança de todos que precisam de sangue. É uma iniciativa que une solidariedade e alegria, contribuindo para que possamos ter um Carnaval ainda mais seguro”, afirmou.

Quem pode doar?

  • Podem doar sangue pessoas entre 18 e 60 anos 11 meses e 29 dias;
  • Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos no Hemope, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações;
  • Candidatos à doação de sangue que têm entre 16 e 18 anos incompletos poderão doar com a permissão dos pais ou responsável legal e na companhia de um deles, munido de cópia de documento que comprove a relação com o candidato e que deverá assinar o termo de consentimento;
  • O doador deve pesar acima de 50kg (descontar o peso das roupas e acessórios).

Para doar sangue o candidato não poderá estar em jejum. Mesmo quando já fez seu desjejum, a depender do tempo transcorrido e do teor da refeição, poderá ser necessário uma nova refeição para não expor o doador a uma reação desfavorável.

Se for doar pela manhã, deve-se fazer uma refeição leve, sem muita gordura. Após um almoço leve, o intervalo precisa ser de no mínimo 1 hora, refeições com conteúdo mais gorduroso ou muito farto, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. Esse tipo de refeição com elevado índice de gordura, podem interferir no resultado dos exames e como consequência a perda do sangue doado.

Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial com foto, filiação e assinatura: Carteira de Identidade, Carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação e Passaporte. Podem ser apresentados também cópias autenticadas ou documentos digitais que possam ser validados.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.