O dia 12 de dezembro celebra o Porto Digital. Mais do que isso, celebra 24 anos de história e transformação consolidado como o maior distrito de inovação do Brasil. Fundado em 2000, no coração do Recife, o Porto Digital foi criado com o objetivo de transformar o centro histórico da cidade do Recife em um ecossistema vibrante para empresas de tecnologia e economia criativa. Atualmente, mais de 400 negócios e mais de 18 mil colaboradores participam dessa missão e constroem coletivamente e diariamente o futuro da capital pernambucana, nacionalmente reconhecida como cidade da tecnologia.
Além de fomentar a economia local, o Porto Digital tem impactado diretamente o desenvolvimento social e urbano da região, revitalizando edifícios históricos, regenerando o Bairro do Recife e criando milhares de oportunidades para profissionais e startups a partir da tecnologia.
Um legado de transformação
Ao longo de sua trajetória, o Porto Digital tem sido protagonista em diversas áreas, incluindo desenvolvimento de software, economia criativa e, mais recentemente, inovação em saúde. A colaboração entre empresas, universidades e o governo tem sido um dos pilares do sucesso do distrito.
“O Porto Digital não é uma demarcação territorial, é um movimento de transformação que une cultura, tecnologia e inovação. Celebrar esses 24 anos é reafirmar nosso compromisso com o futuro do Recife, mas também cruzando pontes que levam o nosso propósito de legado e transformação a lugares como Caruaru, Goiás e Aveiro, em Portugal”, celebra Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Impactos e reconhecimentos
Frequentemente citado como um modelo de sucesso em gestão de ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior, o distrito é também reconhecido como um dos três melhores ambientes de inovação da América Latina pela Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da região (RELAPI, 2023).
Não atoa, firmou, em 2024, uma parceria com o Governo Federal para a exploração da inteligência artificial no âmbito da gestão pública, estando à frente de projetos como o Laboratório de Inovação em Projetos e Produtos de Inteligência Artificial (LIIA).
Com uma combinação entre história, inovação e impacto social, o Porto Digital também segue como um símbolo de resiliência. Produto dessa soma é o Embarque Digital, programa em parceria com a Prefeitura do Recife que já formou mais de 2 mil estudantes egressos da rede pública e moradores do Recife, democratizando o acesso à formação superior em tecnologia.
O impacto dessa iniciativa é ter Recife como principal capital brasileira formadora de capital humana na área da tecnologia por habitante.
Os dados do Censo da Educação Superior 2023, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado recentemente, aponta que a capital pernambucana alcançou a marca de 658 estudantes de TI para cada 100 mil habitantes, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, que registrava 570 estudantes nessa proporção. Além disso, Recife também lidera o número de concluintes na área, com 66 formandos por 100 mil habitantes, reforçando sua posição como referência nacional no setor.
Entre as metas para os próximos anos está a expansão da regeneração do Bairro do Recife, o fortalecimento de iniciativas voltadas às tecnologias de ponta e o apoio a startups e negócios que integrem o ecossistema. Outro foco será a ampliação de parcerias estratégicas internacionais, aproveitando o destaque global que o Porto Digital vem conquistando.
“Os 24 anos são apenas o começo de uma trajetória que promete continuar inspirando transformações para o futuro”, diz Pierre Lucena.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.