Na próxima segunda-feira inicia a 4ª. Turma do projeto Embarque Digital, que é uma parceria do Porto Digital com a Prefeitura do Recife. A aula magna será no Teatro do Parque, com as presenças de João Campos (Prefeito do Recife), Pierre Lucena (Presidente do Porto Digital) e Fred Amancio (Secretário de Educação do Recife).

O Embarque Digital é atualmente o maior programa de formação com inclusão na área de tecnologia no Brasil. Surgiu da necessidade da cidade do Recife, e do seu parque tecnológico, em formar mais gente para crescer o ecossistema local de empresas e ser ainda mais atrativo para a atração de empresas.

Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Como surgiu e como é o Embarque Digital?

Em 2019, o Porto Digital lançou cursos cobranded em 3 universidades (Unicap, UNIT e Senac), onde os currículos foram desenhados em conjunto com as empresas do parque tecnológico, onde uma das disciplinas é uma residência feita dentro do Porto Digital.

Esta residência traz os alunos para dentro do ecossistema para trabalhar em squads de 10 alunos, liderados pelas empresas, com a resolução de problemas simulados e reais trazidos por elas. A residência também é acompanhada por um conjunto de tutores e profissionais, fazendo com que o aluno seja inserido com mais facilidade no mercado, à medida em que as empresas já acompanham a formação do futuro profissional.

Este modelo de cursos é inspirado nos modelos de escola de saúde, onde os estudantes vão para o hospital trabalhar diretamente com pacientes, supervisionados por profissionais da área.

Em 2020, durante a eleição de Prefeito, foi apresentado aos candidatos o projeto, solicitando que a cidade apoiasse a iniciativa com bolsas para os estudantes oriundos da escola pública. O então candidato João Campos assumiu a proposta e deu a ela o nome de Embarque Digital.

O programa começou em 2021, com uma turma de 200 alunos, aumentando para 600 novos alunos por ano a partir de 2022. Apenas para termos uma ideia do impacto deste projeto, se dos 600 novos alunos, 500 se formarem (que é uma meta ousada), o Recife terá dobrado o número de formados em toda a área de tecnologia em apenas 3 anos.

Recife já é a cidade brasileira com a maior quantidade per capita de alunos de tecnologia, sendo também a cidade com o maior número de PhD´s em Ciência da Computação. O Embarque Digital coloca definitivamente Recife como o centro de formação nacional em tecnologia.

Atualmente o Embarque Digital está em cinco instituições: Unicap, Senac, UNIT, FICR e Uninassau.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.