Uma solução tecnológica desenvolvida por uma empresa pernambucana vem economizando o tempo de aviões parados da Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias brasileiras do segmento.
Desenvolvida pela startup WeSafer – braço digital da Avantia, empresa embarcada no Porto Digital – a tecnologia utiliza inteligência artificial e registro em vídeo para identificar intervalos de tempo e movimentos reais das aeronaves a partir de um levantamento prévio de 50 mil imagens de treinamento em sua rede neural.
Desenvolvida durante a pandemia e implantada em setembro de 2022 (após dois anos de estudos), a WeSafer On-Time Performance se baseou nos principais desafios da companhia aérea em melhorar procedimentos e aumentar a performance, reduzindo atrasos dos aviões em solo.
“É uma solução exclusiva, criada 100% pela nossa equipe interna, em parceria com a Azul. É um mercado novo, existem companhias aéreas no mundo que utilizam tecnologia similar, mas somos a única empresa brasileira que domina todo o processo”, explicou Teco Sodré, sócio cofundador da WeSafer.
Ainda segundo Sodré, todo o processo de execução precisou passar pelas instâncias de controle aéreo. “Um dos grandes desafios foi ser incluído no terminal aeroportuário e tratar com as equipes da Anac, Polícia Federal e Receita Federal. Cada relação dessa exigiu um tempo de amadurecimento e de entendimento para que a solução fosse homologada e entrasse em execução”, completou.
Usando câmeras especiais que captam imagens em tempo real, equipamentos de networking, algoritmos de inteligência artificial e soluções em nuvem, foi possível digitalizar as operações em rampa somente das aeronaves da Azul e reduzir os ciclos de tempo de retorno dos voos. A solução é capaz de manter e até aumentar o índice de pontualidade conquistado pela Azul, que, em pesquisa internacional, foi apontada como a empresa mais pontual do mundo, com quase 89% de chegadas no horário previsto (Dados: ranking 2022, elaborado pela Cirium).
Para Daniel Tkacz, VP de Operações da Azul, com as informações coletadas é possível fazer uma análise mais precisa e quase em tempo real. “Antes, o monitoramento físico das atividades da Azul era um processo mais moroso e muitas vezes manual. Atualmente, a companhia controla todo o processo em solo, usando dados inteligentes a partir da tecnologia. De forma automática, a solução garante o gerenciamento contínuo do desempenho dos processos, 24 horas por dia e sem a necessidade de qualquer participação humana, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor”.
Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital
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