Uma parceria entre a Prefeitura do Recife, Sebrae e as empresas TDS Company e LeFil (ambas embarcadas no Porto Digital) vai levar conhecimento e oportunidade de novos ganhos para pequenos e médios negócios por meio da venda online. 

A ideia está baseada no conceito de Marketing do Futuro, que vem sendo despertado por Silvio Meira (TDS) e Rosário Pompeia (LeFil), dois especialistas no tema. Em resumo, o projeto pretende fazer com que o empresariado local entenda a importância do digital no seu negócio, aprenda a utilizar as ferramentas disponíveis, e passe a divulgar e vender mais, potencializando seu empreendimento.

Rosário Pompeia, da LeFil, e Silvio Meira, da TDS Company, com o prefeito João Campos ao centro

Nessa primeira etapa do projeto serão atendidas 50 empresas, inicialmente que atuam no Centro do Recife. Para participar, a pessoa que empreende deve se inscrever pelo portal Conecta Recife (ou direto no link do formulário https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/marketingdofuturo). As inscrições têm nesta terça-feira (27.06) e seguem até o dia 03 de julho.

LANÇAMENTO

O projeto Marketing do Futuro Recife foi lançado ontem (26) durante evento no Cinema do Porto. Estiveram presentes representantes da Empresa Municipal de Informática (Emprel), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, do Gabinete do Recentro, do Sebrae, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), além do prefeito do Recife, João Campos, e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Plateia no Cinema do Porto durante o lançamento do projeto Marketing do Futuro Recife

O prefeito João Campos detalhou o projeto. “Na primeira turma, a gente vai formar 50 lojistas que trabalham no centro do Recife para eles terem competências de marketing digital e de marketing do futuro. Todas as habilidades necessárias para fortalecer o comércio e a entrada no ambiente digital, entendendo que hoje a força se dá no figital, não adianta ser 100% físico e nem 100% digital, é preciso juntar”.

Para Rosário Pompéia, da LeFil, o Marketing do Futuro possibilitará um crescimento significativo nas vendas: “A gente vai aplicar uma metodologia completamente nova para ajudar o empreendedor a vender mais, vamos aumentar o retorno dele. E fazendo esse marketing do futuro, o empreendedor vai conhecer mais o seu consumidor e com isso ter um retorno financeiro exponencial”.

Já Silvio Meira, da TDS Company, destacou que a implementação do projeto busca possibilitar transações fora do Recife. “Estamos fazendo uma mudança no marketing que vem sendo feito, com propagandas e anúncios, por um marketing de redes. Usar redes, usar redes sociais, usar a faceta digital do mundo ao nosso redor para magnificar o alcance, o impacto e realizar mais transações, de preferência mais transações fora do Recife. É o Recife fazendo para o mundo, vendendo para o mundo”.

COMO VAI FUNCIONAR

As empresas selecionadas para participar do projeto começam a jornada do Marketing do Futuro entre os dias 17 de julho e 11 de setembro. As equipes da Prefeitura foram treinadas pela TDS Company e LeFil, que estão cedendo, sem custos aos cofres municipais, suas metodologias de marketplace para o projeto. As empresas são especialistas e referências nacionais em consultoria estratégica para negócios digitais.

O conteúdo preparado para a imersão digital com foco em vendas digitais contemplará conceitos gerais sobre marketing digital; estratégia; diagnóstico; interfaces e ferramentas digitais; presença digital; fluxos de vendas, além de conhecer plataformas de marketplace, entre outros detalhes que podem fazer a diferença no faturamento dos negócios.

A seleção para o projeto Marketing do Futuro será realizada pela Prefeitura e contemplará, em especial, comerciantes que já atuam na área central do Recife, com foco nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José, coração do comércio popular do Recife. Os encontros serão online, com link a ser disponibilizado pela equipe de coordenação a cada aula.

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.