Quando o mundo parecer uma rua estreita, faltar asfalto de concreto, houver inquietudes quanto ao futuro, incertezas sobre os caminhos a seguir, quando buscar um lugar só seu é uma necessidade urgente para um destaque profissional, financeiro e social… quando o medo não for bloqueio, mas estímulo, a quem recorrer? “Eu penso: Vou recorrer ao estudo. O conhecimento salva”, afirma, categoricamente e com maturidade a jovem estudante Samara Silvia Sabino.

Ex-aluna de uma Escola Técnica Estadual, moradora do Ibura, bairro de grande vulnerabilidade social do Recife, com 19 anos, Samara é aluna do Programa Embarque Digital. Desde 2021, ela estuda na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com o incentivo de bolsa concedida pelo projeto.  

#embarcados
Moradora do Ibura, bairro de grande vulnerabilidade social do Recife, Samara é aluna do Programa Embarque Digital

Samara representa mais de 700 jovens mulheres de baixa renda do Recife. Elas se agarraram no estudo após encerrar o Ensino Médio e aceitaram o desafio do conhecimento ao se candidatarem para uma vaga do programa Embarque Digital, uma parceria bem-sucedida do Porto Digital e da Prefeitura do Recife, que já beneficiou cerca de 1.400 jovens com bolsas de estudo integrais em instituições de ensino particular de referência, conseguindo inseri-los no mercado de trabalho.

Links para mais conteúdos da série #Embarcados:

Pela educação, Samara vai conquistando seu lugar no mundo

Um bom currículo para ser notada pelo mercado

Há dois anos, a trajetória de Samara deixou de ser apenas dela, ou da família que a apoia, para o apoderamento e empoderamento da tecnologia como alavanca para um universo bem mais amplo. Revela uma nova geração de meninas que estão em processo de formação na promissora área tecnológica e de empreendedorismo. Como Samara, muitas outras redefiniram seus papéis sociais e se projetaram em novos lugares com o apoio do Porto Digital (maior e mais relevante parque tecnológico urbano da América Latina) e da Prefeitura do Recife, parceiro que vêm investindo por meio da Secretaria de Educação do Recife na formação de quem participará do futuro da economia e da revolução tecnológica em Pernambuco.

Esta é a segunda reportagem da série #Embarcados, publicada pelo Jornal Digital neste mês do Estudante, de autoria da jornalista Silvia Bessa. Acompanhe a reportagem anterior acessando os links abaixo. Na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, o Jornal Digital trará mais uma matéria de #Embarcados.

Links para os primeiros textos da série #Embarcados:

#Embarcados: série de reportagens conta história e futuro de estudantes

“Sou a prova de que as oportunidades estão ao alcance de quem acredita”

Família, namorada e amigos fazem a diferença para as realizações

Silvia Bessa é jornalista. Gosta de revelar histórias que se escondem na simplicidade do cotidiano. Venceu três vezes o Prêmio Esso e tem quatro livros publicados

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.