A programação do REC’n’Play 2023, que acontece entre os dias 18 e 21 de outubro, já tem vários nomes confirmados. Serão quatro dias de palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas e experiências tecnológicas. Entre as principais novidades desta edição, destaca-se a Arena de Negócios – espaço para unir o ecossistema empreendedor para compartilhar de experiências. Outro estreante deste ano será o aulão de revisão para as provas do ENEM.

 Público REC’n’Play 2022

Com o tema “Pontes pra Conectar as Margens”, o festival, um dos maiores do Brasil e o maior do Nordeste no setor de inovação e tecnologia, é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae. Toda a programação é gratuita, mas é preciso se inscrever previamente para ter acesso às atrações. Acesse o site http://recnplay.pe.

A expectativa para este ano é reunir mais de 60 mil participantes. O Carnaval do Conhecimento – como é conhecido o festival – tem como característica promover, durante os dias do evento, uma série de atividades, com a ocupação de vários pontos do Recife Antigo pela população, seja do Recife ou de outras localidades do País, interessados em se conectar com o ambiente de inovação, preservação histórica e diversidade do parque tecnológico. Essa conexão se dará por meio de quatro eixos temáticos: Tech; Cidades; Economia Criativa; e Empreendedorismo.

LEIA TAMBÉM:

Entre os nomes conhecidos do grande público com presença já garantida estão Domitila Barros; Kondzilla; Silvio Meira; Marcelo Tas; Elena Landau; Alice Pataxó; Renato Meirelles; Marcos Lisboa; Ricardo Paes de Barros; Thiago André – do Podcast História Preta -; e Marcelo Falcão.

Ano passado, o REC’n’Play registrou um recorde de inscritos. Para este ano, a proposta é superar, atingindo 60 mil pessoas

As atrações musicais se apresentam nos três palcos:

1) Avenida Rio Banco;

2) Rua do Bom Jesus;

3) Praça do Arsenal.

Além do edital de escolha das bandas, o REC’n’Play deste ano promoveu – em parceria com a produtora Gola Rolê – uma seletiva chamada Let´s Play DJ, que vai escolher artistas da discotecagem para uma performance ao vivo no palco principal.

O sábado (21), último dia do festival, será dedicado à programação para toda a família com blocos conhecidos do Carnaval pernambucano. Já estão confirmados o Cortejo do Boi da Macuca, o Eu Acho é Pouquinho e o Pinto da Madrugada, que prometem animar a garotada na tradicional programação infantil. No mesmo dia, os estudantes que estão se preparando para o ENEM contarão com um grande aulão, com a participação de nomes consagrados da preparação do exame nacional, como Fernanda Bergamo, de Português e Redação.

As atrações musicais se apresentam nos palcos da Avenida Rio Banco, da Praça do Arsenal (foto) e da Rua do Bom Jesus

ARENA DE NEGÓCIOS – Conectar startups e empresas para impulsionar a inovação, este é o objetivo deste espaço, que estreia nesta edição com novidades para quem empreende ou quer empreender. Realização da Ampla, Sebrae, Porto Digital e Softex, a Arena de Negócios vai unir o ecossistema empreendedor, além de promover a colaboração e o crescimento de startups promissoras com grandes corporações e empresas de inovação através de rodadas de negócios, mentorias, palestras, área de exposição dedicada para startups, speed datin e happy hour.

A Arena traz players do mercado de Corporate Venture Capital (CVC), debates sobre estratégias de Proof of Concept (POCs) e oportunidades para startups e grandes empresas. Os encontros serão no Cais do Sertão. Na sexta (20) e no sábado (21), haverá também atividades voltadas para o público de Economia Criativa.

ARENA GEEK – A Arena Geek REC ‘n’ Play será composta pela Arena PC, Arena VR, Arena Consoles e  Arena Rec’n’Neerderlans, que contará com jogos sobre a história Recife-Holanda; espaço Freefire e um Museu do Videogame. As atividades, que incluem ainda campeonatos de League of Legends e FIFA, ocorrerão no Teatro Hermilo Borba Filho, durante todos os dias do festival.

INSCRIÇÕES – Os interessados em vivenciar essa experiência já podem acessar o site http://recnplay.pe e se inscrever gratuitamente. Com esse cadastro, os participantes terão acesso às atividades de educação, negócios, experiências e entretenimento do evento. A inscrição será unificada e válida para toda a programação. No entanto, é importante ressaltar que a participação em cada atividade dependerá da lotação das salas, seguindo o critério de ordem de chegada.

SEBRAE – Presente desde a primeira edição do REC’n’Play, o Sebrae Pernambuco volta a ocupar a Avenida Rio Branco para levar conhecimento e experiências sobre inovação, criatividade, tecnologias inteligentes e transformar ideias em oportunidades de negócios.

Arena Geek REC’n’Play
As atividades da Arena Geek ocorrem no Teatro Hermilo Borba Filho, durante todos os dias do festival

O espaço receberá o jornalista Pedro Lins, que falará falar sobre transição de carreira; o também jornalista Tiago Medeiros, que vai abordar criatividade, inovação e humor na comunicação moderna; a empreendedora social Brena Lima, da ONG Gerando Falcões, e a cantora de brega-funk Rayssa Dias, entre outros convidados.

O espaço do Sebrae também será palco do podcast Pod Dar Negócio, que vai transmitir episódios de videocast no canal da instituição no YouTube. “Inovação e empreendedorismo estão no DNA do Sebrae, que sempre busca oferecer soluções para quem quer crescer. Realizar o REC’n’Play significa construir um ecossistema que favorece a criação de oportunidades”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra.

O REC´n´Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo

COMO TUDO COMEÇOU – Idealizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação, o REC´n´Play nasceu como uma necessidade de aproximar a população do Recife para as questões da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo, muito além de um debate entre os iniciados. Até então, os eventos que tratavam de tecnologia não deixavam um legado para a cidade.

Por isso, ganhou corpo a necessidade da realização de uma atividade de grande porte que dialogasse com a cidade e com seus habitantes. Nascia assim, em 2017, o REC´n´Play, o Carnaval do Conhecimento, um dos maiores eventos do País sobre tecnologia, inovação, negócios e formação, que durante quatro dias discute o presente e o futuro num ambiente interativo, que reúne ainda várias atividades artísticas e culturais

SERVIÇO:
REC’N’PLAY 2023, de 18 a 21 de outubro
Onde: Bairro do Recife
Outras informações, programação e inscrições: http://recnplay.pe

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.