O programa Embarque Digital, do Porto Digital e Prefeitura do Recife, conquistou uma das dez vagas no prêmio global Soluções Inspiradoras 2023, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP).

Entre fortes concorrentes que partilham ideias brilhantes no mundo, o painel de especialistas da IASP selecionou dez finalistas do Brasil, Estónia, Japão, Polónia, Singapura, Suécia, Tailândia, Turquia e EUA. O prêmio celebra novas iniciativas e melhores práticas dessa área em todo o mundo, trazendo visibilidade global a projetos e programas de inovação.

O Programa Embarque Digital é iniciativa educacional de fomento à formação de capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação no Recife. É o maior programa de formação e inclusão em TIC do Recife, duplicando o número de estudantes do setor na cidade e aumentando a empregabilidade e a renda de estudantes.

Carlos Franklin é um dos inúmeros exemplos do sucesso do programa de formação para TICs – Crédito: PC Pereira

Conheça os outros nove finalistas (em ordem alfabética)

Parque Tecnológico de Cracóvia, Polônia “Idea Development Camp: crowdfunding edition”

Um programa de apoio abrangente para mostrar o crowdfunding como um método eficaz de financiamento de uma startup. Consistiu em quatro sessões de formação, uma sessão de feedback e dois eventos denominados: ‘Pitching Fight Club’ e ‘Failure Night’ para financiamento social.

Parque de Pesquisa de Kyoto, Japão, “Inovação da HVC Kyoto (Healthcare Venture Conference Kyoto”

HVC KYOTO é uma comunidade que apoia o desenvolvimento de negócios em todo o mundo de startups com tecnologias inovadoras na área de saúde. Tornou-se um dos maiores eventos de saúde no Japão e é uma comunidade sustentável que faz parte do ecossistema internacional de inovação de Quioto.

Parque Científico de Linköping, Suécia “Mentores Brilhantes do Futuro”

É um programa de mentoria reversa que conecta líderes empresariais com estudantes universitários para criar caminhos para o compartilhamento de conhecimento e experiência. O objetivo é aumentar a capacidade das empresas em atrair jovens talentos e permitir que os estudantes aprendam mais sobre a comunidade empresarial.

Research Triangle Park, EUA “Boxyard RTP”

Com o seu historial de inovação robusta, I&D e empreendedorismo de ponta, houve muitas histórias de sucesso na RTP e, agora, com um bairro no centro da cidade, a RTP tornou-se uma comunidade vibrante.

QUER CONHECER MAIS SOBRE O PROGRAMA EMBARQUE DIGITAL? LEIA A SÉRIE DE REPORTAGENS #EMBARCADOS:

Parque Científico de Singapura, Singapura “O Laboratório de Coinovação Urbana Inteligente”

O Smart Urban Co-Innovation Lab é o primeiro laboratório liderado pela indústria de Cingapura para o desenvolvimento de cidades inteligentes. O Laboratório funciona como um integrador de recursos, reunindo líderes e intervenientes da indústria para criar soluções para cidades inteligentes, desde a concepção, passando pelos testes até à comercialização.

Tallinn Science Park Tehnopol, Estônia “Programa de Desenvolvimento de IA”

Este programa melhora a implementação de tecnologias de IA através de uma série de sprints de desenvolvimento onde é realizada a combinação entre proprietários de desafios de IA (empresas privadas) e fornecedores de tecnologia inovadores. Após a correspondência, há uma missão hackathon de 2 dias para desenvolver um plano de implementação. Os melhores projetos recebem bolsas de até 100 mil euros para testes piloto.

Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ, Brasil “Advance Coffee”

Advance Coffee é um programa de pré-aceleração para startups. Voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia produtiva da indústria cafeeira, impulsiona empresas estabelecidas e projetos nascentes, proporcionando conhecimento, oportunidades e conexões.

Technopolis, Suranaree University of Technology, Tailândia “Serviços para a indústria alimentícia”

Ao utilizar os ecossistemas de serviços alimentares em lacunas de desenvolvimento de produtos para as indústrias alimentares, esta abordagem baseia-se de dentro para fora e o de fora para dentro. Ambos os mecanismos apoiam a comunidade local com conhecimentos e tecnologias, ao mesmo tempo que melhoram a investigação e as capacidades tecnológicas da universidade.

Teknopark İstanbul, Turquia “Programa de Aceleração Helpcube“

​O Programa de Aceleração Helpcube tem como objetivo desenvolver e comercializar soluções tecnológicas para desastres naturais e emergências.

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.