O Porto Digital permanece atraindo investimentos para o Recife. A mais recente empresa a embarcar no maior parque tecnológico urbano e aberto do País é o Bradesco. Uma das cinco maiores instituições financeiras do Brasil – acumulando mais de R$ 155,5 bilhões em valor de mercado – anunciou que escolheu o Bairro do Recife para instalar seu novo hub de inovação.

O centro de tecnologia, primeiro do banco no Nordeste, planeja criar 600 postos de trabalho até 2025, com a previsão de preencher cerca de 80 vagas até dezembro deste ano. Para além disto, a unidade vai atuar na formação profissional, em parceria com a Cesar School, gerando mão de obra qualificada para o setor.

Segundo o Bradesco, a escolha do Porto Digital como parceiro baseou-se no seu reconhecimento e solidez no setor de tecnologia e inovação. O parque tecnológico é um ecossistema altamente colaborativo, com mais de 370 empresas, aproximadamente 17 mil profissionais e uma movimentação de mais de R$ 4,7 bilhões, e se destaca por ter se tornando um ambiente de negócios para empresas de nível global.

“A parceria com esse ambiente de excelência é estratégica, pois permitirá ao banco acessar uma rede diversificada de talentos e conhecimentos, estimulando uma troca contínua de ideias e fomentando a cocriação de projetos robustos. Não há dúvida sobre o potencial tecnológico e de novos negócios que essa região desenvolveu, por isso fazer parte desse ecossistema é tão relevante”, explica Cristina Pinna, diretora de TI do Bradesco.

hub de inovação do Bradesco Porto DIgital
Cristina Pinna, diretora de TI do Bradesco, vê potencial tecnológico e de novos negócios no Recife

A operação do hub de inovação do Bradesco no Recife deve impulsionar serviços já ofertados pelo banco no cenário nacional, além de novas demandas. “São áreas que serão protagonistas, como os canais de comunicação com o cliente, os aplicativos disponíveis para smartphones e, até mesmo, os ambientes físicos das agências. Nossos esforços são sempre para agregar valor e potencializar o atendimento humano”, complementa Cristina Pinna. As outras filiais deste nicho estão presentes em Curitiba, no Paraná, e em Uberlândia, no interior mineiro.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, conta que a chegada do Bradesco no Recife é um marco na trajetória do ecossistema. “Este anúncio é um reconhecimento da nossa relevância para a inovação do País e é um desafio empolgante. Teremos a missão de apoiar o banco no seu processo de transformação digital. Além disso, vale lembrar que já temos uma história com o Bradesco, em São Paulo, por meio do Inovabra. É uma alegria receber a instituição no coração do Recife”.

hub de inovação do Bradesco Porto DIgital
Em visita ao parque tecnológico no mês passado, o CEO do Bradesco, Octávio de Lazari, ao lado de Pierre Lucena

Para ele, a chegada do novo hub de inovação do Bradesco é vista com bons olhos. “Trata-se da primeira grande organização de economia tradicional que estamos recebendo, levando a gente para outro patamar. Este crescimento também contribui muito para os parceiros já existentes, que têm a chance de se tornarem fornecedores”, explica.

“Recebemos novos investimentos que ampliaram bastante a nossa cartela”, adiciona Lucena. Entre os empreendimentos recentes, está o centro de inovação Deloitte, ocupando parte do Moinho Recife; a Liferay, no antigo Paço Alfândega; além da Extreme Digital, que saiu de São Paulo para o Recife.

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.