Gravem esse nome: Kelvyn Luiz Peixoto de Freitas! Vocês ainda vão ouvir falar muito dele… Sua história é parecida com a de tantos outros jovens do Recife. E também, como muitos desses jovens da cidade, sua trajetória foi transformada a partir da educação. Ele é estudante do 2º período em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do programa Embarque Digital, promovido pelo Porto Digital e Prefeitura do Recife

Durante as 48h de hackathon, o grupo criou uma interface (API) que traduziu e adaptou um um texto científico publicado pela Nasa para linguagem de HQ usando inteligência artificial – Crédito: PC Pereira

Aos 21 anos, esse cara – que já trabalhou numa ótica, numa lanchonete e queria ser professor de História – participou de um hackathon promovido pela Agência Espacial Americana (Nasa). Essa foi sua primeira experiência com o formato de competição que reúne um grupo de pessoas para construir soluções inovadoras a partir de desafios pré-estabelecidos.

E em sua estreia em hackathons, o grupo que Kelvyn Freitas participou foi vencedor da etapa local e um dos finalistas globais do Nasa Space Apps Challenge. Com o projeto Chico Ciência, a proposta deles consiste em divulgar artigos científicos por meio de ferramentas que utilizam inteligência artificial. “Nosso projeto une dados científicos com história em quadrinhos. Em vez de escrever um tema de ficção científica, fazer sobre dados científicos”, explica ele. 

Kelvyn Freitas é estudante do 2º período em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do programa Embarque Digital

Durante as 48h de hackathon, o grupo criou uma interface (API) que traduziu e adaptou um um texto científico publicado pela Nasa para linguagem de HQ usando inteligência artificial. Também utilizando IA, esse roteiro foi usado para construir as ilustrações do trabalho, que trata de impactos genéticos em indivíduos que experimentam uma viagem espacial.

“A gente pegou um artigo super complicado, que apenas 20 pessoas no mundo tinham acessado, e transformou num quadrinho que já teve mais de 80 acessos apenas no Brasil”, completa Kelvyn. 

Leia abaixo a HQ que levou a equipe Chico Ciência à final do desafio: 

Outras seis equipes brasileiras estão concorrendo, num total de 40 grupos de todo o mundo. Em janeiro de 2024 será divulgado o projeto vencedor. Conheça cada uma das propostas finalista: https://www.spaceappschallenge.org/2023/awards/global-finalists/.

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

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