Sair das fronteiras do Brasil e explorar novos mercados é o objetivo de muitas startups. Esse processo de internacionalização dos negócios é essencial, por exemplo, para empresas que querem crescer exponencialmente e enxergam para além do seu público-alvo, com a mira apontada para outros países – e até continentes.
E é nessa jornada que 10 startups de Pernambuco vão embarcar. O Porto Digital, parque tecnológico de referência no País e com sede em Recife (PE), vai levar empresas selecionadas e que mostram potencial para começar sua internacionalização pela Europa – através do Porto Digital Europa, hub montado pelo ambiente de inovação em Portugal, mais especificamente em Aveiro, que abre as portas para o restante do continente (e mais além).
Realizada em parceria com o Sebrae, a iniciativa faz parte de um programa do Porto Digital para exportar o potencial empreendedor brasileiro. “Essa operação, apesar de iniciar a partir de Portugal, visa alcançar todo território europeu trabalhando três grandes frentes: a parte burocrática, contábil e a mercadológica. Auxiliando em todo entendimento de cenário de mercado na Europa, conexão com possíveis clientes e captação de recursos”, explica Pierre Lucena, presidente do parque tecnológico.
A partir desta primeira edição do programa, o Porto Digital tem como estratégia a escalabilidade da ação para outros estados brasileiros, visando replicar o modelo de aceleração e permitindo que ainda mais startups brasileiras possam ingressar no mercado europeu.
Como funciona o programa?
O programa se divide em duas etapas: a primeira, online e com duração de quatro meses, oferece mentoria especializada para orientar as empresas em todos os procedimentos necessários para internacionalização. Na segunda etapa, as participantes terão acesso gratuito ao Porto Digital Europa, localizado em Portugal, durante seis meses, com foco em atividades presenciais e fechamento de acordos, contando com o suporte de especialistas europeus.
Com o encerramento da primeira edição desse programa de internacionalização, as startups irão participar de um demoday – ou seja, um dia para apresentar seu pitch – na 4ª edição da Aveiro Tech Week em Portugal, agendado para outubro de 2024. O evento será uma oportunidade para as empresas apresentarem seus resultados, produtos e estabelecerem novas parcerias, consolidando o esforço conjunto do Porto Digital e das startups pernambucanas na busca pela expansão internacional.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.