Uma nova incubadora chega ao Porto Digital. Dessa vez, trata-se da Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.de.i.a.S.), lançada nessa quinta-feira (4). Na unidade do Senac-PE, embarcada no Porto Digital, o parque tecnológico de referência no País, a iniciativa pretende fomentar a criação e o crescimento de empresas inovadoras no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Pernambuco.

“Essa é a quinta incubadora do Porto Digital. O Senac está imerso em um espaço que é do Porto Digital, no Apolo 235, trazendo para cá muita educação. O Embarque Digital funciona aqui também e agora se soma aqui a parte do empreendedorismo. Nós agradecemos ao Senac pela parceria”, celebra Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

A iniciativa é fruto do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O edital da i.de.i.a.S. será lançado no dia 15 de abril com 10 vagas pra pré-incubação e mais 10 para incubação.

O ciclo de incubação, com duração de 24 meses, com a possibilidade de extensão do período por mais 12, terá as seguintes etapas: Pré-Incubação, Ideação, Validação, Operação, Tração, Scale-Up e Graduação. As propostas apresentadas deverão seguir alguns pré-requisitos, como viabilidade técnica e econômica, seu potencial inovador e integração com a estrutura de ensino e pesquisa do Senac-PE. Além disso, devem apresentar aderência às áreas de atuação do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Caberá à i.de.i.a.S. disponibilizar toda a infraestrutura necessária para a operação dos empreendimentos incubados, incluindo área física, suporte tecnológico e apoio educacional. Também podem ser disponibilizados, a depender de cada caso, apoios financeiro e/ou técnico no registro de softwares, marcas ou patentes; assessoramento administrativo, financeiro ou jurídico; e bolsas ou ajudas de custos de acordo com as normas do Senac-PE.

i.de.i.a.S quer alinhar academia e mercado

No caso da nova incubadora, a intenção é que ela seja uma expoente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis no Estado, contribuindo para a criação de novos negócios, para a geração de emprego e renda e para o aumento da competitividade do setor.

De acordo com Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o plano é que a i.de.i.a.S. promova a integração entre empresários, atores do ecossistema de inovação de Pernambuco e as representatividades empresariais e sindicais da Fecomércio-PE. “Queremos criar um canal permanente de projeção de negócios entre esses setores e os empreendimentos incubados, impulsionando assim o desenvolvimento de novas soluções para o Comércio. Nosso objetivo é muito mais do que simplesmente incubar empresas. Queremos criar um ambiente colaborativo e dinâmico entre a academia e o mercado”, destaca.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.