Quem passa pela Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, se depara com um novo elemento na paisagem. No lugar que é referência do turismo recifense e faz parte do ecossistema do Porto Digital, você encontra um banco pintado de vermelho. Ele foi instalado pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com o Movimento Banco Vermelho.

Banco vermelho na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife (Foto: Raissa Lima/Porto Digital)

O Movimento faz parte de um projeto de combate ao feminicídio, que se iniciou na Itália e chegou ao Recife no ano passado, como uma das cidades pioneiras no Brasil a receber a ação.

Além da pintura vermelha, o banco traz um QR Code que direciona a uma página com informações sobre os serviços de atendimento às mulheres na capital pernambucana e o texto “A nossa luta é pela vida de todas. #FeminicídioZero Sentar e refletir. Levantar e agir.”.

“A escolha do lugar foi uma sugestão do Recentro e acatamos pela importância de estar em um lugar com grande fluxo de pessoas, sejam estudantes, turistas, moradores da cidade do Recife. O banco é grande porque a luta é grande”, conta Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

Ela conta que deu início à causa após perder uma amiga para o feminicídio. “É a transformação do luto em luta. Há 4 meses iniciamos o Instituto Banco Vermelho para sair da prevenção e ir pro agir, articuladas com o poder público e privado, porque nossa luta é do feminicídio zero. Estamos firmando nosso compromisso de não aceitar mulheres sendo mortas”, defende Andrea.

Segundo Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife, já são mais de 20 bancos vermelhos espalhados pelo Recife. A Praça de Casa Forte, na Zona Norte da capital, deve ser o próximo lugar a receber a intervenção.

“O objetivo do movimento é chamar atenção das pessoas para refletir a face mais cruel do patriarcado e do machismo. Refletir sobre isso e assumir o compromisso de prevenir esse crime de ódio e misoginia”, explica Glauce. Ainda segundo a secretaria, a ação traz luz à morosidade da justiça diante dos casos de femicídio em Pernambuco. “Temos casos que levam cinco a seis anos para serem julgados com o assassino solto.”

Segundo um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança, Pernambuco é o estado com mais casos de feminicídio do Nordeste. No ano passado, 92 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado. Recife foi a cidade que liderou na quantidade de feminicídios, com 10 registros.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.