A Eletrobras, empresa parceira do maior polo de tecnologia da América Latina – o Porto Digital -, lançou um desafio para automatizar e integrar processos com tecnologias modernas como inteligência artificial, data analytics, machine learning e processamento de linguagem natural (PLN). Interessados em participar do Tech Partnerships têm até o dia 14 de julho para cadastrar a proposta. O desafio é aberto a nível nacional.

Eletrobras lança desafio para automatização e integração de processos com tecnologias modernas (Imagem: Freepik)

De acordo com a Eletrobras, eles buscam “propostas de projeto para evolução, automatização, digitalização e integração das diversas etapas do processo de análise de riscos de contrapartes Eletrobras com foco na comercialização de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL).”

Ainda que possua metodologia robusta e madura para análise de riscos de contrapartes, “identificou-se a oportunidade de amadurecermos este processo utilizando o avanço tecnológico atual das metodologias de inteligência artificial, possibilitando maior eficiência no processo, ganho de escala e aumento exponencial da carteira de clientes.”

Segundo o cronograma, haverá um Pitch Reverso (momento on-line para esclarecimento de dúvidas) no dia 4 de julho, às 14h, no Porto Digital (Cais do Apolo, 222).

“O Tech Partnerships é nosso módulo de inovação para desenvolvimento de soluções aos nossos desafios empresariais. É o processo de co-desenvolvimento com o ecossistema. A ideia é acelerar a entrega de valor através da potencialidade que o ecossistema de inovação nos propicia”, explica Willian Ramires, equipe Inovação Aberta e Ecossistemas da Eletrobras, líder dos módulos Tech Partnerships e Tech Transfer da Eletrobras.

Quem pode participar? Todos os atores do ecossistema de inovação: empresas de qualquer porte, empresas de base tecnológica, startups, universidades públicas ou privadas, institutos públicos ou privados, Centros de Pesquisa públicos ou privados e demais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) não relacionadas.

O Tech Partnerships pauta ainda cinco benefícios para os participantes do desafio:

  • Visibilidade: Para a marca da instituição como um parceiro Eletrobras em desenvolvimento tecnológico
  • Agilidade e Transparência: No processo de seleção e de desenvolvimento contínuo e ágil de soluções tecnológicas
  • Relacionamento: Relacionamento win-win com o ecossistema para geração de valor para além das fronteiras Eletrobras
  • Suporte: Mentoria dos times de especialistas Eletrobras em todo o processo de desenvolvimento tecnológico e de inovação
  • Negócios: Modelagem conjunta de modelo de negócio para escalada e sustentação das soluções desenvolvidas

Thec Transfer

Além do desafio do Tech Partnerships, a Eletrobras lançou o Tech Transfer, na busca de parceiros estratégicos “com capacidade de desenvolvimento e comercialização de tecnologias para o processo de transferência tecnológica da solução ‘Robô para Instalação e Substituição de Esferas de Sinalização Aérea’.”

O robô mencionado é próprio para otimizar e automatizar a instalação e substituição de esferas de sinalização em linhas de transmissão de energia, promovendo eficiência e segurança operacional.

“O objetivo dele é pegar tecnologias que a gente entende que agrega muito valor e buscar parceiros para viabilizar aquela solução em escala”, explica William. Propostas devem ser enviadas até o dia 15 de julho.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.