Acesso a tecnologia: nem todo mundo tem. E é pensando nesse tema que o Recpare abriu as inscrições para a segunda edição. O tema será debatido por nomes relevantes a partir da perspectiva de mães atípicas, indígenas, pessoas com deficiência, público LGBTQIAP+ e de ativistas de gênero e raça. A programação acontece durante todo o dia desta sexta-feira (5). As inscrições são gratuitas pela internet. (Confira a programação completa abaixo.)

Primeira edição do Recpare aconteceu na CESAR (Imagem: Reprodução/Instagram)

O evento começa às 9h e acontece no auditório do Porto Digital (8º andar do prédio que fica na Cais do Apolo, 222). Entre os convidados palestrantes estão Elaine Cristina, da União de Mãe de Anjos, Pâmela Melo, para falar de acessibilidade para pessoas com deficiência, e Nin La Croix, falando de acessibilidade em questões de gênero e raça.

Segundo Pedro Izidio, coordenador da Recpare, o evento é hoje o primeiro ecossistema de promoção a tecnologia acessível do Nordeste: “A gente nasceu com a missão de tornar o mundo mais inclusivo, de forma colaborativa. A importância disso tudo é que hoje temos menos de 1% de sites acessíveis no Brasil e se a gente for fazer esse recorte para o Recife, a gente tem o maior percentual de pessoas com deficiência residentes na capital. Nós também aportamos o maior parque de inovação tecnológica a céu aberto da América Latina, então é sobre repensar os modelos. Como a gente consegue atuar para diminuir esse número de inacessibilidade da web? Como fazer as pessoas se sentirem incluídas nesse contexto de internet, de conexão, de inovação?”

Confira a programação completa do Recpare:

09h: Abertura do evento / Credenciamento

09h40: Fala de abertura 

10h: Mesa redonda – Acessibilidade na perspectiva de mães atípicas com Elaine Cristina (UMA – União de Mães de Anjos)

11h: Mesa redonda – Acessibilidade na perspectiva comunicacional com Alice Melo e Larissa Pontes

12h30: Almoço

14h: Mesa redonda – Acessibilidade na perspectiva de pessoas com deficiência com Thiago Vinicius, Victor Marley e Pâmela Melo 

15h: Mesa Redonda – EI (Educação Inclusiva) com Luana Gonçalo, Renata Carvalho, Yago Barros

16h: Mesa Redonda – Acessibilidade e tecnologia com Kaburé Kaeté, Pedro Izidio, Braynner de Carvalho e Arthur Ximenes

18h: Mesa redonda – Acessibilidade pela perspectiva de Gênero e Raça com Jarda Araújo, Nin La Croix e Tereza Oliveira

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.