Fazer a conexão entre startups do ecossistema goiano com micro, pequenas e médias empresas e a partir disso gerar negócios: esse é o objetivo do e-Goiás — Transformação Digital das Empresas, lançado nesta semana pelo Governo do Goiás em parceria com o Hub Goiás. Além do programa, foi apresentado o Mapeamento do Ecossistema Goiano de Inovação.

Porto Digital lança e-Goiás, programa que conecta startups e empresas tradicionais no Centro-Oeste (Foto: André Biach)

Ao todo foram 212 startups e 104 empresas inovadoras mapeadas, além de uma série de ambientes inovadores e instituições de ensino que podem ser integrados. O mapeamento completo pode ser acessado aqui.

Segundo o superintendente do Hub, Johnny Laranjeira, “é uma estratégia construída para gerar o interesse de novas empresas se cadastrarem também nessa rede de inovação, para que as empresas que estão localizadas em Goiás possam participar desse chamamento”.

O chamamento que ele menciona é uma ideia inicial de selecionar 10 empresas que vão trabalhar desafios inovadores e que podem contar com um incentivo financeiro de até R$ 20 mil para a implementação de soluções tecnológicas. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto pelo site do Hub Goiás.

Entre os benefícios de participar, estão:

  • Identificação e resolução de desafios tecnológicos nas áreas de finanças, jurídico, logística, marketing e vendas, operação e recursos humanos;
  • Suporte especializado e consultoria ao longo de todo o processo de implementação;
  • Conexão com startups e empresas inovadoras para criar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas;
  • Contribuição para o crescimento econômico e social de Goiás através da modernização e eficiência operacional das MPMEs.

“As empresas de base tecnológica entram, justamente, dando suporte para que as empresas de base tradicional melhorem seus processos, inserindo novas tecnologias e aplicando novas metodologias que se adequem aos seus negócios e os melhorem. Ou seja, ajudam as empresas a olhar para frente”, explica Johnny.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a ideia é “transformar Goiás no estado dos negócios inovadores”. “Por isso construímos o Hub Goiás, que é um equipamento de primeira linha e contribuirá para este trabalho”, explica.

O Hub Goiás é o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador público da Região Centro-Oeste do país. O equipamento público, ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado, entrou em funcionamento em 2023 com investimentos de R$ 24 milhões e tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e a inovação em Goiás, por meio de diversas iniciativas, como mentorias, cursos, eventos e, principalmente, editais de fomento.

A gestão do Hub Goiás é feita pela Porto Digital, a maior área tecnológica urbana da América Latina.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.