O último fim de semana de julho ainda tem gostinho de férias. Por isso o Bairro do Recife, ecossistema do maior polo de tecnologia da América Latina, o Porto Digital, traz programação para todos os bolsos, gostos e idades. Tem exposição cultural gratuita, oficinas infantis e até passeio de barco pelas águas do Capibaribe. Confira:

Último fim de semana de julho tem programação para todos os bolsos e gostos (Imagem: Hugo Muniz/Divulgação)

Paço do Frevo

A Hora do Frevo vai ter edição extra de julho, marcada para sexta-feira (26), no Paço da Frevo. Dessa vez, recebe Lucas Andrade Quarteto. O repertório brasileiro, exposto em uma roupagem instrumental inédita, será apresentado das 12h às 13h, no térreo do Paço. A entrada é gratuita.

CAIXA Cultura

Nesta sexta-feira (26), terá a oficina “Brincando com Música: Parachutes”, mas as inscrições estão encerradas. Você já ouviu falar nos parachutes? Esses objetos são uma espécie de paraquedas circular adaptado para atividades lúdicas e artísticas. Através deles, é possível demonstrar conceitos musicais básicos, como pulso, andamento e compasso, que são fundamentais para o processo de musicalização de crianças e adultos.

No sábado (27) e domingo (28), terá o show “Ciranda dos Sons”. É infantil e gratuito, com ingressos distribuídos 1h antes de cada apresentação. A proposta do projeto é criar um ambiente lúdico pautado pela imersão musical, com a combinação de um repertório cuidadosamente selecionado, figurinos coloridos e uma narrativa envolvente. A atividade acontece às 17h.

Seguindo a programação de mostras artísticas, a exposição “Entre o Aiyê e o Orun” traz os mitos da criação do mundo das religiões afro-brasileiras. Nela estão reunidos trabalhos em técnicas diversas, como pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e instalações, de 14 artistas, em cujas obras as narrativas afro-brasileiras estão fortemente representadas.

Ela fica disponível até o dia 1º de setembro. A visitação pode acontecer de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A exposição “Fusão”, a partir de uma interação entre a imagem, a matéria e o tempo, do artista visual Gustavo Magalhães, apresenta seu universo criativo. Com curadoria de Ayala Prazeres, a mostra reúne obras com diferentes materialidades, como madeiras, papeis e tecidos, ressaltando também a importância do suporte.

Ela fica disponível até o dia 1º de setembro. A visitação pode acontecer de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Cineclube Casa Zero

O Cineclube Casa Zero apresenta em sua oitava sessão três produções que abordam a vida de pessoas Trans e seus esforços para viver com dignidade em uma sociedade cheia de preconceitos. O convidado desta semana é o realizador Carlota Pereira. As exibições acontecem no domingo (28), no auditório Urbano Vitalino, a partir das 16h, na Casa Zero. A entrada é gratuita

Passeios temáticos pelo Capibaribe

A Catamarantours está com passeios especiais nesse mês de julho. Entre as opções, destacam-se o intrigante “Catamaran Assombrado – Lendas do Recife” e a vibrante aventura “Piratas do Capibaribe – E os Tesouros do Recife”. As reservas já estão disponíveis no site da Catamarantours, e é recomendável garantir a vaga com antecedência.

Os passeios do “Catamaran Assombrado” acontecem todos os sábados de julho, às 20h. Com duração aproximada de 1h20, esta é uma oportunidade imperdível para conhecer as histórias e lendas que assombram a cidade de Recife. Indicado para crianças (a partir de 6 anos) e adultos, o passeio revela lendas urbanas e assombrações que protagonizam o percurso pelo Capibaribe.

A rota do passeio temático segue por lugares históricos do Recife, famosos também por suas manifestações sobrenaturais. O percurso inclui a Cruz do Patrão, um dos lugares mais assombrados da capital pernambucana.

Já os domingos de julho são reservados para o passeio “Piratas do Capibaribe”, sempre às 15h. Esta atividade de 1h30 é perfeita para os pequenos exploradores e seus familiares, proporcionando uma caça ao tesouro pelos rios da capital pernambucana. A aventura, liderada pelo pirata Jack Silver, destaca pontos turísticos importantes do centro do Recife e elementos da cultura pernambucana, servindo de cenário para divertidas batalhas entre piratas e corsários.

Cada passeio custa R$ 85 por pessoa, R$ 40 para crianças de 4 a 10 anos e é de graça para crianças até 3 anos.

Cais do Sertão

No Cais do Serão, as Férias RadiCAIS animam o último domingo do mês. Será uma tarde, a partir das 14h, de skate e patins num vão livre com rampas e obstáculos. A atividade é para todas as idades e gratuita.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.