A CESAR School, empresa embarcada no maior distrito de inovação da América Latina, abriu as inscrições para a especialização Análise de Dados e IA: Ferramentas para Decisões Estratégicas – uma parceria com a também embarcada Neurotech. Interessados podem aproveitar um desconto exclusivo de 10% até o dia 16 de agosto. Para empresas do Porto Digital, o desconto chega a até 20%.

Empresas do Porto Digital lançam especialização em Análise de Dados e IA (Imagem: Freepik)

A pós-graduação é remota, tem duração de 12 meses, com carga horária de 360 horas a serem ministradas no período noturno.

O curso é indicado para profissionais de todas as áreas que desejam aprender a utilizar ferramentas de inteligência artificial e visualização de dados, sem a necessidade de programação, e aplicar insights de dados em tomadas de decisão estratégicas.

As disciplinas estão divididas em:

  • Visão de Negócios com Dados
  • ChatGPT na Prática
  • Fundamentos de Análise de Dados
  • Análise Prática com Planilhas
  • Storytelling, Design Thinking e Agilidade com Dados
  • Ferramentas para Visualização de Dados
  • Fundamentos de Machine Learning
  • Nova Geração de Modelos de IA
  • Cases Práticos de Ciências de Dados Aplicada aos Negócios
  • Criando sua Ferramenta de IA
  • Governança, Legislação e Ética
  • Projeto de Conclusão de Curso
  • Tópicos Contemporâneos

As etapas de seleção estão divididas entre inscrição, análise documental, (possível) entrevista on-line e matrícula.

Parceria entre CESAR School e Neurotech

A Neurotech é uma empresa líder em soluções de inteligência artificial e machine learning que nasceu no CESAR, adquirida pela B3, a bolsa de valores do Brasil, em 2023. Em parceria com a CESAR School, combinou “teoria aprofundada e prática intensiva” para a especialização.

Segundo Petrônio Braga, mestre em Engenharia da Computação e Superintendente de Tecnologia na Neurotech, ao concluir a pós-graduação, os alunos estarão preparados para tomar decisões com confiança, utilizando dados para embasar suas ações e gerar impacto real, preparando os profissionais para influenciar a direção estratégica de sua organização.

Ketty Sanches, diretora de Gente e Cultura da Neurotech afirma que o “compromisso em enriquecer o ecossistema tecnológico vai além da criação de soluções inovadoras; ele se estende à capacitação de profissionais e ao fortalecimento da comunidade, esta comunidade que é o berço da Neurotech. Este programa é um reflexo do nosso propósito de transformar dados para um futuro mais previsível, fomentando novas oportunidades de negócios e entregando ao mercado de IA, profissionais preparados para o futuro.”

Para Anderson Tenório, Doutor em Ciência da Computação e atualmente Technical Data Scientist Manager no CESAR e coordenador acadêmico da pós, o principal diferencial da especialização é não exigir conhecimento prévio em programação.

“Nos últimos anos houve uma sensível evolução nessa área de análise de dado e IA, graças a junção de fatores como maior disponibilidade de dados, criação e aperfeiçoamento de técnicas de IAs já existentes… A partir daí surgem ferramentas que podem ser utilizadas sem a necessidade de um conhecimento mais técnico”, explica Tenório.

Assim como a Neurotech, o coordenador defende que “a ideia é mostrar como essa área possibilita a extração de conhecimentos úteis até a tomada de decisões estratégicas em novos negócios ou instituições já estabelecidas, sejam elas privadas ou públicas.”

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.