Imagine 4 mil horas de conversas, de mais de 200 conferências ao redor do mundo, sendo transformadas em dois ebooks em um curto período de tempo. Isso já é possível através da plataforma strateegia.digital, plataforma criada pela TDS Company, empresa embarcada no maior distrito de inovação da América Latina, o Porto Digital.
A tecnologia é uma junção de Inteligência Artificial (IA) e inteligência social. “O grande desafio era: ‘Como poderiam compilar informações em tempo hábil para que as pessoas que fossem participar da 5ª conferência tivessem entendimento do que aconteceu de debate antes para que esse movimento fosse realmente de aprofundamento e discussão das políticas públicas?'”, explica Ana Roberta, gerente de projetos da TDS Company
Para quem está por fora, vale saber que a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia foi um encontro para discutir políticas públicas que vão virar a estratégia da ciência, tecnologia e inovação para o Brasil até 2030.
“Para realizar essa conferência houve mais de 200 conferências preparatórias. Foram conferências temáticas, congressos estaduais, regionais, para realmente ter uma escuta ativa das diversas esferas da sociedade”, conta Ana Roberta.
“Então pegamos todo conteúdo que tinha à disposição, onde grande parte desses encontros foram gravados. Conseguimos acessar essas informações para fazer a transcrição delas. Para alguns outros a gente não teve a transcrição, mas para todos eles a gente contou com a relatoria de quem estava presente”, detalha.
A partir disso, foi construído uma síntese inteligente, que trazia as principais temáticas e uma descrição de cada uma delas, os tópicos mais relevantes, os mais competitivos, desafios que estavam sendo relacionados para aquela temática e, principalmente, as recomendações que tinham vindo desses eventos para serem insumo para a 5ª conferência.
Esses materiais foram condensados em dois ebooks e disponibilizados na plataforma strateegia.digital, para quem quisesse acessar a síntese específica de um determinado tema ou o relatório. Em todo caso foi construído uma nuvem de palavras que buscou trazer um entendimento da semântica.
“A plataforma strateegia.digital é voltada para colaboração coletiva e conta com o apoio da Inteligência Artificial tanto para construir debates, quanto para construir agentes inteligentes que vão dialogar com as pessoas e vão ajudar a construir sínteses de conteúdo a partir de debates que acontecem na plataforma”, detalha Ana.
Com o apoio dos agentes inteligentes, segundo parâmetro pré-definido, são usadas tecnologias complementares para conseguir gerar essas sínteses: “É importante dizer que não é só um documento feito por IA, a gente tem o que defendemos como a tríade da inteligência, formada pelas construções de cada pessoa no debate, a inteligência social e a inteligência artificial”.
Uma vez feita a síntese, ela passa pela revisão de um conteudista e de um especialista na temática para entender se toda conjuntura está coerente; e ainda passa pela equipe de curadoria da 5ª conferência. Eram pessoas que participaram do evento e validavam o que estava escrito. Só assim é considerada síntese concluída. É um processo que envolve IA, mas sem deixar da lado a revisão humana.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.