O terceiro dia de sabatinas do Porto Digital com as quatro pessoas candidatas que lideram as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Recife aconteceu nesta quinta-feira (29). O ex-ministro de Turismo Gilson Machado foi o terceiro candidato a ser sabatinado. Assista aqui. O atual prefeito e candidato João Campos (PSB) foi sabatinado na segunda-feira (26) e Daniel Coelho (PSD), na terça (27). As eleições acontecem no dia 6 de outubro.

Gilson Machado promete zerar o IPTU do Recife diz que 65% da cidade não sabe que ele é candidato (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Gilson Machado vem acompanhado da vice Leninha Dias (PL). Conservador, atuou como ministro de Turismo e presidente da Embratur no governo de Jair Bolsonaro. Ele também concorreu ao cargo de senador por Pernambuco em 2022, pelo PL, mas não foi eleito.

Compuseram a sabatina representantes da Assespro PE/PB, Manguez.al, Porto Digital, Seprope e Softex Pernambuco.

Promessas e propostas

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, iniciou a sabatina falando da necessidade que o Bairro do Recife, onde fica o primeiro distrito de inovação do Brasil, tem de ser requalificado. Em outras oportunidades, João Campos e Daniel Coelho assumiram compromisso com a região. Gilson, por sua vez, não poupou críticas ao que foi feito no bairro pelos últimos anos.

“Recife hoje é uma das cidades mais feias quando se olha para o alto do Recife. Já pensou Recife feito Milão, por exemplo? Sem nenhum fio, com toda fiação embutida?”, questionou, salientando que essa é uma de suas propostas.

Entre outras, Gilson Machado aproveitou para mencionar o Embarque Digital, iniciativa da Prefeitura do Recife na gestão João Campos, em parceria com o Porto Digital. Trata-se de um programa de bolsas para que estudantes do ensino público possam ingressar em cursos de tecnologia em seis instituições privadas. Ao todo, o Embarque já formou mais de 2 mil estudantes, levando Recife a ser a capital com mais pessoas formadas no setor de tecnologia por renda per capita. O objetivo principal do programa é reduzir a desigualdade de acesso ao conhecimento tecnológico e aumentar a empregabilidade dos jovens.

“Eu acho fundamental a manutenção do Embarque Digital”, disse o candidato. “Bem como aumentar o guarda-chuvas para as pessoas mais carentes, por exemplo. Um dos meus projetos na prefeitura são os moradores de rua. Temos no nosso projeto uma ação em conjunto com o Porto Digital para criarmos um aplicativo e fazer uma triagem de todos os moradores de rua, inclusive com alguma vocação que eles tenham e como eles podem ser inseridos no mercado digital”, defendeu.

A ideia do bolsonarista é ressocializar os moradores de rua a partir de parcerias com as empresas que apoiam o Embarque e aumentar o número de formandos no programa por ano. Ele fala ainda sobre a criação de “mini concursos e hackatoons” para atrair essas pessoas que, segundo o candidato, são “neném, nem estudam, nem trabalham”, para o mercado.

Ainda sobre o Bairro do Recife, o candidato comparou Recife a Havana. “Se os caras queriam comunismo, parabéns. Eles transformaram isso no The Walking Dead [série de zumbis internacionalmente conhecida].” Como alternativa para o transporte, por exemplo, disse que pode “criar um aplicativo da volta do transporte fluvial por partes do Rio Capibaribe.” “Eu conversei com o Ministro Guedes e ele disse que a melhor coisa para gerar economia é diminuir imposto. E aqui tem que ser zerado o IPTU. Aqui tem que trazer vida nova para a cidade”, declarou.

Gilson Machado defendeu ainda que arrecadou R$ 12 bilhões no turismo enquanto ministro no governo Bolsonaro, falou que pode revitalizar a baía do Capibaribe, da importância da Escola de Sargentos para Pernambuco, da importância da pesquisa para os micro e pequenos empreendedores, que pretende acabar com os canteiros centrais da Av. Domingos Ferreira e da Av. Agamenon Magalhães e solicitou ainda, que o Porto Digital e redes de comunicação o convoquem para debates, uma vez que, segundo ele, 65% dos recifenses não sabem que ele é candidato à Prefeitura da cidade e que ele precisa “mostrar para o que veio” à Dani Portela, ao Daniel Coelho e João Campos.

O que dizem as pesquisas

A Pesquisa Quaest mais recente, divulgada no dia 28 de agosto, mostrou João Campos com 80% das intenções de voto. Em segundo lugar, com 6%, está o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL). Em seguida, com 5%, está o ex-secretário de Turismo de Pernambuco Daniel Coelho (PSD), que será sabatinado nesta quarta-feira (28). A deputada estadual Dani Portela (PSol) está com 1% das intenções de voto e será sabatinada no dia 2 de setembro.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.