Nesta quinta-feira (5), o Porto Digital lançou a comunidade Conexão Saúde durante o seminário aberto ao público com a temática “Transformação Digital na Saúde: Desafios e Oportunidades”. O evento aconteceu no Cinema do Porto e contou com nomes relevantes da Medicina.
A comunidade Conexão Saúde, segundo o presidente do Porto Digital Pierre Lucena, foi pensada como um espaço de troca de conhecimento e colaboração entre empresas, startups, instituições de pesquisa, profissionais da saúde e demais atores do setor.
A iniciativa foi apresentada por Fellipe Sabat, Head de Inovação do Porto Digital e Lucio Ribeiro, empreendedor residente do Porto Digital.
“A ideia é criar uma comunidade, um ambiente onde podemos juntar diversos atores, seja do mercado tradicional, de instituições de ensino ou ramo tecnológico que possa desenvolver soluções de saúde de forma divergente”, explicou Sabat.
Já Lúcio, definiu que “o objetivo da comunidade é auxiliar gestores a criar uma visão sobre o futuro da saúde fundamentada na inovação, e proporcionar a implementação dessa visão, inserindo-os em um ambiente de negócios dinâmico, sustentável e conectado com ecossistemas de inovação e startups.”
Quem quiser participar da comunidade Conexão Saúde pode se cadastrar neste link.
Entre os benefícios de participar da comunidade estão: auxílio na captação de recursos para inovação, desenvolvimento de projetos de inovação, produção de eventos e conteúdos, benchmarking, acesso a mercados e investidores, acesso a ambientes de testes de produtos, prioridade na Arena de Negócios REC’n’Play, aceleração de negócios, entre outros.
O evento
O evento teve início às 17h15 com uma apresentação seguida de debate entre Luiz Joaquim, líder da prática de Life Sciences & HealthCare da Deloitte no Brasil, Romualdo Almeida Filho, Diretor Médico de Relacionamento Institucional da Rede D’Or, João Bosco Oliveira, CEO da Genesis Análises Genômicas, George Trigueiro, Presidente do SINDHOSPE, Sindicado dos Hospitais de Pernambuco e Iran Costa, Lider de Saúde da Rede D´or. O tema do painel foi “Caminhos para desenvolver a Maturidade Digital na Saúde: Evoluções e Desafios”.
Em sua apresentação, Luiz Joaquim defendeu: “Quando a gente fala do futuro da saúde, necessariamente falamos de tecnologia. Hoje nos debates a gente falou muito de como ela vai transformar o cuidar. A gente deve experimentar muitas mudanças na prestação de serviços médicos e o uso da tecnologia vai interferir diretamente como o consumidor enxerga isso e como essa assistência é prestada.”
Caso a caso
Em seguida, a mesa discutiu “Transformação Digital no Setor de Saúde: O Case do Hospital Israelita Albert Einstein”, dessa vez com a participação de Eliézer Silva, Diretor do Sistema de Saúde Einsten, Nivaldo Vieira, Head of Innovation da DASA Oncologia, André Hackel, Diretor Hospitalar da Unimed Recife, Mário Rino, do Real Instituto de Cirurgia Oncológica do Real Hospital Português e Lucio Ribeiro, empreendedor residente do Porto Digital.
Segundo Eliezer, que apresentou as tecnologias que têm sido aplicadas no dia a dia hospitalar, “a adoção da inteligência artificial oferece às empresas diferencial competitivo ao automatizar processos, personalizar experiências para os clientes, detectar fraudes e impulsionar a inovação.” Ele explica que isso requer investimentos em tecnologia e talentos, além de considerar questões éticas regulatórias.
“Empresas que integram a IA em todas as áreas de negócio e a utílizam de forma estratégica se destacam em um mercado competitivo.”
Já o presidente do Porto Digital Pierre Lucena recebeu Teciane Alves, Coordenadora Geral de Comunicação da Secretária Nacional de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI), Felipe Ferré, do CONASS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Tereza Campos, Presidente do Conselho de Administração da Federação dos Hospitais Filantrópicos – FEHOSPE, para a mesa “Inovação no Setor Público: Viabilizando a Implantação de Tecnologias para a Transformação Digital”.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.