O Porto Digital, em parceria com o Governo de Pernambuco, anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Internacionalização de Empresas Inovadoras, uma iniciativa voltada para  apoiar startups e empresas de tecnologia que estejam em estágio de tração e que tenham interesse em expandir suas operações para o mercado europeu. A iniciativa oferece suporte para que negócios pernambucanos de base tecnológica se estabeleçam em solo europeu, através do Porto Digital Europa, localizado em Aveiro, Portugal. As inscrições para participar da seletiva estão abertas até 18 de dezembro no site https://bit.ly/pdeuropa.

Inscrições abertas para o Programa de Internacionalização do Porto Digital

Confira o regulamento aqui.

O programa tem como objetivo fortalecer empresas e startups locais por meio do desenvolvimento de estratégias eficazes de internacionalização e posicionamento competitivo no mercado europeu. Até 10 empresas serão selecionadas para participar do programa, que terá duração de dez meses, iniciando com quatro meses de atividades online seguidos por seis meses presenciais em Portugal. 

“A ideia é dar suporte para negócios nos mais variados níveis de maturidade em larga escala, com diagnósticos de mercado e subsídios para estabelecer presença física ou virtual na Europa”, informa o diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem. “Com o programa, as empresas contarão com suporte para adaptação dos negócios ao mercado europeu, promovendo conexões com clientes, parceiros e investidores.”

Para se inscrever, as empresas devem ter CNPJ constituído em Pernambuco, apresentar receita recorrente e contar com pelo menos dois sócios ou gestores dedicados ao negócio. Após a seleção, as empresas selecionadas deverão investir R$ 9.681,75 como contrapartida no programa.

Entre os principais benefícios oferecidos pelo programa estão o subsídio para a formalização da empresa na Europa, incluindo suporte fiscal, jurídico e para registro na Junta de Comércio de Aveiro; acesso a espaço de coworking e infraestrutura completa no Porto Digital Europa; além do apoio de especialistas em internacionalização e a facilitação de conexões com clientes e parceiros locais. Os participantes também receberão auxílio na captação de recursos por meio de linhas de fomento europeias, potencializando suas oportunidades de expansão no mercado europeu.

Critérios de seleção

O processo seletivo avaliará as propostas submetidas com base em critérios específicos, incluindo o perfil das pessoas empreendedoras, levando em conta o histórico profissional e o conhecimento técnico. Também será considerada a compreensão do mercado-alvo, avaliando o conhecimento sobre as oportunidades para o produto ou serviço no mercado europeu. 

Outros aspectos incluem a inovação no produto ou serviço, onde se examinará a desejabilidade pelo mercado, a viabilidade do negócio e a praticabilidade da tecnologia utilizada, além da sustentabilidade e potencial de expansão do modelo de negócio para o mercado europeu. Por fim, será analisada a oportunidade de negócio, com foco na adequação da estratégia para captação de recursos por meio de novos clientes, parcerias e investidores.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.