Com uma pitada de humor inspirado no programa Lady Night, do Multishow, a mesa “Liderança Feminina na TI: Mulheres conduzindo a transformação tecnológica” encerrou o primeiro dia de REC’n’Play discutindo o protagonismo das mulheres na tecnologia da informação. Mais de 700 atividades acontecem até sábado (9), no Bairro do Recife, coração da capital pernambucana. 

O momento aconteceu na Accenture. O papo foi mediado pela technology associate director da Accenture, Noemi Rodrigues, que conversou com Flávia Picolo, líder technology Brasil e América da Accenture, e Marisa Reghini Ferreira Mattos, vice-presidente de negócios digitais e tecnologia do Banco do Brasil.

Na oportunidade foram destacadas as trajetórias inspiradoras das mulheres que estão na linha de frente da transformação digital, conduzindo equipes e projetos inovadores em um setor historicamente dominado por homens.

Elas puderam compartilhar como estão quebrando barreiras, promovendo diversidade e impulsionando mudanças significativas na tecnologia.

“Os números estão mudando. A gente pode contribuir muito no mercado com nossa visão holística, nosso dom de maternar. Quantas vezes nossa visão diferenciada pode ajudar as empresas? Estar nesses cargos também é representativo não pelo cargo, mas por ser possível. Não foi fácil, ainda que pareça ser tudo flores. Quando a gente impacta a vida de uma mulher, a gente transforma várias famílias. Nós formamos um time diverso para criar produtos diversos”, iniciou Marisa.

Flávia reconheceu que embora esteja lenta, a mudança referente à equidade de gênero está acontecendo. “Essa nossa postura, nosso olhar da diversidade feminina traz mudança pro mercado. Se você não tem um time diverso para servir, não consegue um bom produto e entrega. A diversidade gera maior faturamento, tem uma contribuição para o negócio diretamente na receita do que a gente faz”, pontuou.

Para ambas, a palavra de ordem foi intencionalidade. “Síndrome do impostor: a mulher sempre pensa que não está pronta, que não está preparada por conta da nossa visão holística. Ao pensar nisso deixamos as oportunidades passarem. Tem homens que não estão 100% prontos e pegam as vagas. A gente precisa acreditar mais na gente. Conheço diversas mulheres líderes maravilhosas e a gente precisa acreditar”, explicou Marisa.

Flávia, por sua vez, falou das consequências que permeiam essa intenção: “Declare sua intenção. Seja intencional nas falas e ações. Seja intencional nas vagas. Na pandemia muitas mulheres largaram as vagas e um dos programas nossos traz essas mulheres de volta. São pequenas ações feitas de forma intencional que reforçam nossa marca. Parcerias e movimentos que fazemos para ter um resultado diferenciado no futuro.”

REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta

A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.

O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.