Nesta sexta-feira (8), terceiro dia de atividades do REC’n’Play 2024, o futuro do marketing foi tema de palestra realizada na Arena de Negócios. Com mediação de Silvio Meira, Cientista-Chefe da TDS.company e Professor Extraordinário do CESAR School, e Rosário Pompeia, jornalista e fundadora da LeFil Company, a mesa foi composta por Alexandre Loures, Sócio controlador e líder da área privada da FSB Holding, Bernardo Leão, Diretor de marketing do Magalu e Danielle Crahim, Diretora de Negócios e Performance no TikTok Brasil.

“O futuro do marketing do futuro”, que faz parte da trilha de conhecimento “Marketing do Futuro”, propôs reflexões sobre as próximas ondas de inovação, como elas podem ser exploradas e como elas podem redefinir as formas de criação de valor na sociedade, além da influência do marketing na relação entre pessoas e marcas. 

Em sua fala inicial, Silvio Meira indagou aos convidados como as marcas mais antigas e tradicionais conseguem adentrar em um universo mais recente de redes sociais. Crahim destacou que o tiktok não se coloca como uma rede social, mas sim como uma plataforma de engajamento de comunidade, pontuando que as marcas precisam entender como uma rede social funciona antes de mergulhar nela.

“Para que as marcas consigam atingir os seus objetivos por meio da plataforma, não basta utilizá-la como mais um canal de divulgação. É necessário entender como ela funciona e produzir um conteúdo específico voltado para aquele meio. Temos cases de empresas que passaram não só a utilizar o tiktok como uma forma de conversar com seu público, mas de se conectar com sua comunidade e também de pensar em reformulação para os seus produtos”, disse. 

Marketing de verdade 

O diretor de marketing do Magalu explicou que o marketing está inserido em toda a experiência do cliente e usuário. “Se o marketing criar uma narrativa que não condiz com a realidade, o usuário vai saber. Não tem como a gente mentir”, disse. 

Para Leão, o marketing deve estar presente não só no virtual, mas no real também, sendo aplicado desde o tratamento que o cliente recebe do vendedor na loja física ao modo que produto foi embalado. “Como você olha para esse cliente? Você se preocupa em surpreendê-lo com uma entrega antecipada? E se ele tiver uma experiência ruim, como você, enquanto marketing, vai lidar com isso?, complementou. 

Tendências 

Segundo Loures, o marketing precisa passar por um processo de adaptação do que quer vender como ideal, indicando que é preciso olhar para o público como ele é. “A gente precisa parar de achar que o público jovem é o único vendável. A gente tem a idade que tem e eu quero essa pessoa assim, como ela é”, concluiu.

 REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta

A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.

O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.

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