“Eu me vejo em retalhos sangrando em arames farpados”. É assim que a educadora ativista Maria Vilani lembra do passado sem acesso à educação. Ela participou de uma mesa redonda com o filho e músico Criolo, a poeta, cantora e compositora Luna Vitrolira e o cantor e compositor Maciel Salú. O momento foi mediado pela jornalista Bianka Carvalho no segundo dia de REC’n’Play, o evento de inovação que é referência no Brasil e acontece no Bairro do Recife, coração da capital pernambucana.
Vilani lembra da época em que sequer entendia o que era sofrimento. “Para nordestino dos anos 50 tudo foi muito difícil, mas o bom (sic) era que a gente não entendia como era difícil. A gente sofria, mas no momento que estava sofrendo não sabia”, contou.
Ao seu lado estava seu filho Cléber, popularmente conhecido como Criolo, que não escondeu a emoção diante das falas da mãe. “Quando a gente vive uma vida inteira de sofrimento a gente já não sabe o que é sofrimento. Só quando a gente encontra uma realidade mais amena que a gente consegue identificar”, disse.
A jornalista Bianka contou aos presentes que Vilani e Criolo se formaram juntos na escola. Ela era analfabeta quando foi incentivada pelo filho mais novo a se alfabetizar em sua companhia. O músico brinca que ela era a “CDF” na sala de aula, com as melhores notas, e desde sempre existiu o dom de ensinar e passar adiante o que alí era aprendido.
“Na minha terra (Ceará) as pessoas incentivavam muito as crianças, contavam as histórias de quem plantou e conseguiu algo, então plantaram esperança no nosso coração. A consciência de que ninguém faz nada sozinho me ajudou muito. Não fui eu que fiz, fomos nós grajauenses”, contou Vilani.
A cantora Luna foi bem enfática no tema da mesa: “Saberes locais: como os territórios podem inspirar a educação?”. Ela defendeu que território vai muito além da geografia, como espaço físico que ocupa.
“Estamos na memória, na palavra de onde vem nossa literatura, através do corpo e das marcas e discursos que também são resistência o tempo inteiro. E quando a gente traz isso pra arte, a gente traz as paisagens desse lugar, sonhos desse lugar, para criar e recontar realidades e histórias ao longo do tempo”, disse.
O rebequeiro Salú se orgulhou em dizer que é filho de um cortador de cana e de uma empregada doméstica: “Muitas vezes meu trabalho sente dificuldade de ser grande por ser negro. Mas hoje eu agradeço por estar aqui porque foi através da minha cultura. A gente sente na pele nossa cultura sendo agredida e violentada. Dizem que tudo que a gente faz é satanás. Mas é tudo falta de conhecimento. Tudo isso é um dom de Deus. Nosso território sempre foi invadido por homens ricos que acham que sabem tudo, mas nossa cultura vem de um povo que não é valorizado.”
Ele defendeu ainda que precisa de uma política que olhe mais para esse território: “A gente precisa valorizar o território que é de onde vem nossa identidade.”
REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta
A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.
O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.
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