Uma plataforma desenvolvida pela Vet4All, empresa sócia da Pitang, embarcada no Porto Digital, o maior distrito de inovação do Brasil, promete realizar um censo inédito de cães e gatos do Recife por meio de Inteligência Artificial. A tecnologia é pioneira no ramo e consegue identificar, contabilizar, rastrear, entre outros serviços gratuitos a partir de uma parceria com a Prefeitura da cidade.
Tutores, veterinários, protetores e pessoas que se identificam com a causa animal podem baixar o aplicativo gratuito, tanto no sistema operacional iOs quanto Android, de nome Conecta Recife. A partir dele é possível acessar o Rastreia PET. “Ao encontrar um animal em situação de rua, basta clicar em ‘Cadastrar Animal de Rua’ e tirar foto do cão ou do gato”, instrui Thaís Barros, diretora executiva da Vet4All. Essas imagens são armazenadas no banco de dados junto à localização captada no momento da foto.
“A Inteligência Artificial irá identificar se trata-se de um cão ou gato e armazenar características deste animal para promover seu reconhecimento facial”, explica Thaís. Conforme novas imagens de animais vão sendo reportadas pela população, a IA vai mapeando, catalogando e identificando animais já reportados e a plataforma vai atualizando em tempo real sua localização.
Esse é o motivo pelo qual também é importante que os animais domésticos sejam registrados. “Quando o tutor cadastra seu animal na plataforma, ele recebe uma carteirinha de identificação com um número e um QR Code único. Caso o pet se perca, o tutor ativa uma notificação no Rastreia. A plataforma sinaliza e toda uma rede de pessoas será conectada via WhatsApp com fotos e informações do animal para ajudar na procura e localização do mesmo”, detalha a diretora da Vet4All.
Por meio da plataforma, também será possível verificar informações como se o animal é castrado ou não. A expectativa é que, com esses dados, a prefeitura possa tomar decisões e definir políticas públicas mais assertivas para o município e, em médio e longo prazo, reduzir o número de animais errantes na cidade.
Inteligência Artificial
De acordo com Thaís Barros, o desenvolvimento da IA com foco no reconhecimento animal é um dos maiores desafios da Vet4All, uma vez que requer treinamento constante e maturação para entregar cada vez mais assertividade. “Esse é um dos motivos de termos aberto o projeto, que está em fase de experimentação (MVP), para uma parcela da população, a fim de coletar fotos de animais reais, em situações reais e com diferente qualidade de imagens e enquadramento. Vamos utilizar este banco para aperfeiçoar a IA”, conta.
Para aceleração do negócio, está prevista a implementação da telemedicina veterinária associada ao Hospital Veterinário do Recife e programas de voluntariado e adoção. Para estimular o engajamento da população, em especial para o cadastro de animais em situação de rua, estão previstas estratégias de gameficação para premiar aqueles que contribuírem com as informações.
Recentemente, o Rastreia PET recebeu destaque no programa de inovação da Prefeitura do Recife, o E.I.T.A. “Para nós, foi muito gratificante ter sido a empresa vencedora, principalmente porque vamos contribuir ativamente para transformar a realidade de muitos animais no Recife. E claro, é um grande reconhecimento do nosso trabalho”, celebra Thaís.
A Vet4All foi fundada em 2022 e tem como sócios a Pitang, uma das maiores empresas do Porto Digital, a Epitychia, empresa de investimentos do empresário Janguiê Diniz e a Janus Investimentos, de Jânyo Diniz.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.