As cores e belezas dos festejos de Momo estarão de volta no calendário cultural da cidade, com vigência prorrogada pela exposição “É gente! Carnaval do Recife”. A mostra, que entra em cartaz nesta quarta-feira (16), no Paço do Frevo, reunirá vários elementos da decoração que ganhou as ruas da cidade, concebida pela equipe da Secretaria de Comunicação, a partir do encontro da tecnologia e da técnica com a manualidade e a rua, do mágico com o fantástico, do fotógrafo Chico Barros e da artista Andréa Tom com os brincantes da cultura popular.

Decoração do Carnaval do Recife é tema de exposição no Paço do Frevo (Imagem: Hugo Muniz/Paço do Frevo)

A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, junto ao Paço do Frevo, museu municipal gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Ao todo, a exposição, em cartaz no térreo do museu, contará com 36 trabalhos que compuseram a decoração do Carnaval 2025 na capital pernambucana.

O projeto da Secretaria de Comunicação, resgatado das ruas da festa para as paredes do Paço, fundiu os talentos, comoções, olhares e fazeres da artista visual Andréa Tom e do fotógrafo Chico Barros.

Personagens da folia

Distribuídas em quatro eixos temáticos, Gente é para florescer; Gente é para brilhar; Gente é para amar; e Gente é para ser livre, as peças foram concebidas num processo cuidadoso, que começou no estúdio do fotógrafo Chico Barros.

A ele, coube a missão de eternizar brincantes e fazedores de cultura, como Dona Zenaide Bezerra em seu indefectível traje de passista, mestre Teté empunhando o apito com o qual rege o Maracatu Nação Almirante do Forte e muitos outros, como o cantor e compositor Marron Brasileiro, Aelson da Hora (Mestre do Boi Faceiro), Tiago Ferreira (diretor do Bacnaré), Mestre Anderson (Caboclinho Carijós) e Cristina Andrade (Urso Cangaçá).

De posse das imagens, Andréa Tom fez intervenções utilizando técnicas de recorte e montagem com papel e cola, em um processo totalmente manual de confecção dos murais, que voltaram ao estúdio para um novo clique. A exposição fica em cartaz no Paço até 31 de julho.

Decoração do Carnaval do Recife é tema de exposição no Paço do Frevo (Imagem: Hugo Muniz/Paço do Frevo)

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.