Dois anos após o lançamento do Manifesto do Marketing do Futuro — documento que antecipou os impactos da pandemia e da economia digital sobre as práticas de marketing — especialistas se reúnem no Porto Digital para discutir a ascensão das grandes plataformas asiáticas e o que líderes de negócios e comunicação podem aprender com esse movimento.

O evento, intitulado “2 anos do Marketing do Futuro: o impacto da China e da Ásia nos negócios e no marketing”, acontece na próxima sexta-feira (23), às 15h, no oitavo andar do edifício-sede do Porto Digital (Cais do Apolo, 222 – Bairro do Recife). A atividade é gratuita e aberta ao público mediante inscrição prévia. Inscrições gratuitas: https://bit.ly/4dJYIE1.

Conteúdos relacionados:

Primeira Escola Marketing do Futuro nasce no Porto Digital
Silvio Meira e Rosário Pompéia lançam livro Marketing do Futuro
Sinergia.Creator: plataforma de inteligência artificial quer transformar o marketing de conteúdo

A roda de conversa contará com a participação de:

  • Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company e presidente do conselho do Porto Digital;
  • Socorro Macedo, sócia da Le Fil e professora da ESPM;
  • Rosário Pompeia,
  • Eduardo Gouveia, ex-presidente da Cielo e da Multiplus;
  • Adriana Salles, diretora da CKGSB Knowledge no Brasil e da MIT Sloan Management Review Brasil.

A China e os novos vetores do marketing global

Com a presença crescente de plataformas asiáticas no Brasil — como Shopee, Shein e TikTok —, o mercado nacional enfrenta uma mudança no equilíbrio competitivo. Essas plataformas atuam com modelos próprios de marketing digital, logística e engajamento, redefinindo padrões de consumo e comunicação.

Segundo o eMarketer, os investimentos globais em marketing devem ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão em 2025, sendo 75% desse montante voltado ao digital. O dado ilustra a consolidação de uma nova lógica mercadológica, na qual o domínio de plataformas, inteligência artificial e dados torna-se essencial.

Nesse contexto, o encontro abordará temas estratégicos para líderes de negócios e profissionais que atuam em marketing, tecnologia, inovação e comunicação, incluindo:

  • Apresentação do conceito “Cisne Vermelho” – metáfora para eventos sistêmicos, irreversíveis e altamente disruptivos em mercados tidos como estáveis, como infraestrutura, energia ou setores regulados;
  • Cases reais do marketing chinês e suas implicações para o Brasil;
  • Tendências em plataformas de inteligência artificial com impacto direto sobre o setor;
  • Estratégias de plataformas asiáticas que estão redefinindo o marketing global.

O evento se propõe a oferecer uma análise crítica das transformações atuais e perspectivas para o futuro, com ênfase nos aprendizados que vêm da China e de outros mercados asiáticos.

Serviço

Evento: 2 anos do Marketing do Futuro – O impacto da China e da Ásia nos negócios e no marketing
Data: 23 de maio (sexta-feira), às 15h
Local: Edifício-sede do Porto Digital – 8º andar (Cais do Apolo, 222 – Bairro do Recife)
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/4dJYIE1

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.