A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, abriu as inscrições, nesta segunda-feira (9), para mais uma turma do Embarque Digital. Realizado em parceria com o Porto Digital, o programa de fomento à formação de profissionais na área de tecnologia, vai ofertar 250 novas vagas para o segundo semestre de 2025. A novidade desta edição é a utilização exclusiva das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção. As inscrições seguem até o dia 29 de junho e podem ser realizadas exclusivamente pelo site educ.rec.br/embarquedigital.

Prefeitura do Recife e Porto Digital lançam novo edital do Programa Embarque Digital (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

A adoção exclusiva do ENEM como critério de seleção do programa tem como objetivo principal assegurar maior homogeneidade entre os candidatos. A medida fortalece também a transparência e equidade de todo o processo seletivo, pois irá viabilizar uma escala única de pontuação, simplificando os critérios e dando mais celeridade na análise documental. 

Integrando uma política pública de inclusão produtiva e inovação da Prefeitura do Recife, o programa oferta formação técnica para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet e já beneficiou mais de 2000 estudantes egressos da rede pública, abrindo portas para o mercado de trabalho, bem como fortalecendo o ecossistema de tecnologia da capital pernambucana. Um dos destaques do Embarque Digital é a Residência Profissional Tecnológica do Porto Digital, realizada semestralmente e que consiste em uma disciplina prática para os estudantes. 

Para participar, os candidatos devem ser residentes e domiciliados na cidade do Recife, ter cursado os três anos do ensino médio em escola da rede pública brasileira ou o supletivo na rede pública. Além disso, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das últimas cinco edições (2024, 2023, 2022, 2021 ou 2020). É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas pretas ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dada prioridade às mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino. 

Articulação Multissetorial

O Embarque Digital se caracteriza por promover uma articulação multissetorial, envolvendo atores do primeiro, do segundo e do terceiro setor para a sua realização, convergindo com o reconhecimento do parque tecnológico existente nessa cidade, bem como com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordo internacional firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU), e os projetos Recife 500 Anos e Recife na Rota do Futuro, os quais reúnem e organizam as metas de desenvolvimento sustentável específicas da Prefeitura do Recife.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.