A Fast Soluções, empresa de tecnologia do Porto Digital, foi agraciada com o Selo “Instituição que Valoriza a Diversidade”, concedido pela Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PE. A certificação reconhece organizações que se destacam por suas práticas efetivas de valorização da população LGBTQIAPN+ e pela promoção de ambientes de trabalho equitativos, seguros e inclusivos.

Fast Soluções, empresa do Porto Digital, recebe o selo “Instituição que Valoriza a Diversidade” da OAB-PE
Fast Soluções, empresa do Porto Digital, recebe o selo “Instituição que Valoriza a Diversidade” da OAB-PE

A Fast foi a única empresa de tecnologia reconhecida nesta edição do selo, que avalia critérios como empregabilidade, retenção e crescimento de pessoas LGBTQIAPN+, combate à discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero e implementação de políticas claras e replicáveis.

Avanços concretos em diversidade

O compromisso da Fast com diversidade, equidade e inclusão (DE&I) tem se refletido em números expressivos: entre 2023 e 2025, a representatividade LGBTQIAPN+ dentro da empresa passou de 13% para 22,9%. A participação de colaboradores em treinamentos e ações voltadas à diversidade também cresceu de 45,7% para 66,7% no mesmo período.

Outro dado que reforça esse ambiente positivo é o resultado de uma pesquisa interna recente: 95,8% das pessoas colaboradoras afirmaram se sentir à vontade para compartilhar aspectos da sua identidade pessoal, como orientação sexual, identidade de gênero e religião, com seus colegas de trabalho. O levantamento contou com a participação de 100% do time, atualmente composto por 48 pessoas.

Práticas que fazem a diferença

Entre as ações de DE&I promovidas pela Fast estão:

  • Capacitações e treinamentos frequentes;
  • Comitê de Diversidade atuante;
  • Fast Talks e rodas de conversa sobre temas sensíveis;
  • Pesquisas internas recorrentes;
  • Revisão dos processos de recrutamento e seleção;
  • Campanhas com linguagem mais inclusiva.

Essas iniciativas integram uma estratégia que visa transformar a cultura organizacional e garantir que a diversidade esteja presente em todas as camadas da empresa.

Compromisso com propósito

Henrique Ferreira, diretor da Fast Soluções, destacou a importância da conquista:

“Receber o Selo da Diversidade da OAB-PE, sendo a única empresa de tecnologia reconhecida nesta edição, é algo que nos honra profundamente — e que reforça um compromisso que já faz parte do nosso DNA.
Aqui na Fast, esse reconhecimento é fruto de um trabalho construído em parceria com o time de Pessoas & Cultura, que tem atuado com estratégia, escuta e intenção para transformar nossos valores em práticas reais.
Falamos muito, internamente, sobre o que significa criar um ambiente verdadeiramente respeitoso. E entendemos que respeito só se sustenta com equidade, diversidade e ações consistentes.
Esse selo chega pouco tempo depois de termos sido também reconhecidos com o Selo RH de Impacto do Porto Digital, o que mostra que estamos avançando na direção certa — não só para dentro da empresa, mas como parte ativa de um ecossistema que entende que inovação também se faz com inclusão.
Mais do que ocupar espaços, queremos abrir caminhos.
Porque, na Fast, a diversidade não é discurso. É cultura. E ela só existe porque tem gente comprometida fazendo acontecer, todos os dias.”

Com iniciativas sólidas e resultados mensuráveis, a Fast Soluções se consolida como um exemplo de como a inovação tecnológica pode e deve caminhar ao lado da inclusão social. O Selo da Diversidade da OAB-PE é mais do que um reconhecimento, é um símbolo de um futuro corporativo mais humano e representativo.

Porto+

O reconhecimento que a Fast Soluções recebeu vai de encontro ao Porto+, programa de inclusão produtiva do Porto Digital. Com o lema “Diversidade que impulsiona a inovação”, o Porto+ se consolida como uma plataforma permanente de inclusão social dentro do ecossistema.

Uma das novidades do programa, anunciadas em junho, é que ele passa a incorporar também ações voltadas para pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 65 anos, pessoas neurodivergentes, e outros grupos historicamente sub-representados no mercado de trabalho. A proposta é transformá-lo em um movimento permanente de inclusão, pluralidade e transformação social.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.