O Porto Digital, um dos principais polos de tecnologia e centros de formação de talentos da América Latina, e a Capgemini, consultoria francesa de tecnologia e transformação digital com atuação global, anunciam, nesta terça-feira (14), a inauguração da nova base de operações da empresa no Recife, que concretiza uma série de movimentos recentes de expansão da Capgemini no Brasil e reforça seu compromisso com a formação de talentos locais.

A cerimônia reuniu autoridades locais com a presença da vice-governadora Priscila Krause, que celebrou os benefícios da chegada da empresa na região com a abertura de novas posições de trabalho para a população e um impacto positivo na economia, além do fortalecimento do ecossistema de tecnologia do estado de Pernambuco.
A operação da Capgemini no Recife conta atualmente com 250 profissionais e estima um crescimento das oportunidades locais para 500 colaboradores em 2026 e cerca de 1.200 até o final de 2027. O programa de capacitação do novo time inclui formação nas áreas de Nuvem, Dados e Aplicações de Inteligência Artificial Generativa e Agêntica por meio de um processo que contará com treinamento intensivos, seguidos de participação “hands-on” em projetos para empresas de todos os setores da economia.
“Nossa parceria estratégica com o Porto Digital, principal polo de tecnologia do país reconhecido globalmente por sua excelência e expertise, reforça nosso movimento de expansão eficiente que visa acelerar nossa capacidade para atender à crescente demanda por projetos de transformação de negócios e digital de nossos clientes”, informa Thiago Nascimento, vice-presidente de Serviços Digitais da Capgemini Brasil.
“A chegada da Capgemini reforça o papel do Porto Digital como vetor de crescimento econômico e geração de empregos de alta qualificação em Pernambuco. Cada nova operação que se instala aqui amplia a capacidade do nosso ecossistema de atrair investimentos, desenvolver talentos e consolidar o Recife como um dos principais polos de tecnologia do país.”, comenta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
“Ficamos felizes por poder proporcionar novas oportunidades de desenvolvimento profissional na região”, comenta Emanuel Queiroz, vice-presidente de Sustentabilidade e Soluções de Desenvolvimento em Nuvem. “Recife se tornará nosso principal centro de formação de profissionais no Brasil e reforçará a base do nosso time com investimentos em capacitação contínua dos talentos locais”, conclui o executivo.

Durante o período da pandemia, a Capgemini desenvolveu um programa próprio para formação de talentos locais em modelo virtual, o START, que atualmente opera em grandes centros como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Gratuito e inclusivo, o programa é voltado para pessoas com ensino médio completo que não necessitam ter experiência prévia em tecnologia.
O START proporciona capacitação em tecnologias como Cloud, Salesforce, ServiceNow ou Java com cursos de quatro a oito semanas que totalizam mais de 200 horas de treinamento. Desde seu lançamento, a iniciativa já registrou 63 mil inscritos e formou 5.500 profissionais, com 710 deles contratados pela empresa. No Recife, a iniciativa será uma peça-chave da estratégia da Capgemini para desenvolver talentos localmente e consolidar a cidade como um dos principais centros de formação da empresa no Brasil.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.