A manhã desta quarta-feira (15), marcou o início das atividades do REC’n’Play 2025, o maior festival de inovação e tecnologia do Brasil, que neste ano celebra os 25 anos do Porto Digital. Como parte da programação, o historiador, professor e escritor Leandro Karnal esteve presente no lotado auditório É do Povo, no Cais do Sertão, para comandar a palestra: “O futuro feito por gente”. Na ocasião, Karnal destacou o protagonismo do ser humano ao discutir que o futuro não será definido pelas máquinas, mas pela forma como a humanidade usa a tecnologia para ampliar a empatia, a colaboração e a evolução coletiva.

Em meio às inovações, à ascensão da inteligência artificial e às automações, o autor lembrou que, por trás de cada algoritmo, estão pessoas com angústias, desejos e capacidade de criar. “A criatividade é a grande habilidade do futuro e as escolas precisam estar preparadas para isso. Hoje, as escolas se baseiam numa formação muito normativa, focada na disciplina e na ordem. Então, é necessário um processo de transformação para que possamos ampliar nosso repertório”, destacou.
Sobre as possíveis ameaças causadas pelo advento da inteligência artificial nos mais diversos tipos de relações, o professor fez questão de pontuar que a sociedade deve lembrar que a IA, assim como os computadores, celulares e internet são apenas ferramentas. “O futuro não será dominado pela IA, mas pelas pessoas que a dominam. E, nesse sentido, devemos compreender que o conhecimento não é neutro. Ele continua reproduzindo as próprias pessoas que o elaboram. Ou seja, eu não tenho medo de IA. Eu tenho medo das pessoas.”, declarou.
Karnal ainda pontuou que, nesse contexto, se faz necessário estabelecer um exercício de ética digital, aliada a uma ética analógica. O escritor reforçou que: “A ética não é um dom, é um cultivo. Então, sempre se pergunte: O que posto é verdadeiro, o que posto é obrigatório, o que posto é necessário?. Dessa forma, conseguimos estabelecer uma relação do bem comum, em diálogo com o mundo individual.”
Como encerramento da palestra e mensagem final, para um público de mais de 230 pessoas, Karnal ressaltou a importância de se manter otimista e atento, diante de um cenário de intensa transformação tecnológica. “Sejam otimistas, mas com prudência. Como admirador das práticas filosóficas, recomendo que desconfiem do máximo de coisas que puderem, inclusive de tudo o que eu disse hoje”, enfatizou.
Serviço
Evento: REC’n’Play 2025 – Trilha Clima e Sustentabilidade
Quando: 15 a 18 de outubro de 2025
Locais: Torre Malakoff, Cais do Apolo, Pátio de São Pedro e Arena de Negócios
Quanto: Gratuito
O REC’n’Play 2025 é apresentado pelos patrocinadores Banco do Brasil e Governo Federal em uma realização da Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco. O festival tem patrocínio master da Petrobras e do Governo Federal, patrocínio premium do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, parceria estratégica da Adepe, Empetur, Fundarpe, Google Cloud, SECTI, Vale, patrocínio da Algar, Capgemini, Central IT, CESAR, Deloitte, Embratur Lab, Exanet, Finep, Jalan, Hospital Santa Joana, Learning Village, Moinho, Moura, MV, Novotel, Neri, Novotel, NTT Data, Pitú, Rede Muda Mundo, Stellantis, SUAPE, SENAC, SESC, SERPRO, Shopping Recife, Solar Coca-Cola, Uniaeso, Uninassau, Verda e WORLD, além da Globo como parceira de conteúdo. Saiba mais: https://recnplay.pe/
Sobre a Ampla Comunicação
A partir da premissa de ser uma agência “menos do mesmo”, a Ampla, ao longo de quase cinco décadas, traz no seu DNA uma constante capacidade de transformação e reinvenção. Hoje, em uma cultura de inovação ancorada em modelo data driven e integrado a toda força criativa e multicultural de suas origens, desempenha papel crucial no desenvolvimento, aceleração e consolidação de algumas das mais relevantes empresas do País. Com operações em Recife, Pernambuco (dentro do Porto Digital), e em Vitória, Espírito Santo (dentro do Base27), sua atuação vai além desses espaços físicos e conecta cerca de 200 profissionais espalhados pelo Brasil e exterior, em sistema de trabalho remote first.
Sobre o Sebrae Pernambuco
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 24 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal. Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/
Sobre o REC’n’Play 2025
Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.