O RobôCIn, time de robótica campeão mundial do Centro de Informática (CIn) da UFPE, apresenta o futebol de robôs durante o festival REC’n’Play 2025. A tecnologia está em exibição para o público no stand do CIn-UFPE, localizado na Avenida Alfredo Lisboa, Bairro do Recife, próximo ao Armazém 14. Durante os dias 17 e 18 de outubro de 2025, das 10h às 19h, o público tem acesso a demonstrações e interações com robôs, realizadas pelo grupo de pesquisa. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A tecnologia que consagrou a equipe bicampeã da RoboCup, copa mundial de robótica, traz técnicas de Inteligência Artificial, através do aprendizado por reforço, e visão computacional. Desenvolvidas em Recife, as soluções podem ganhar espaço além das arenas competitivas, impulsionando os setores de logística e controle de qualidade em empresas de diversos setores.
“O desenvolvimento de robôs, da nossa equipe, na categoria futebol de robôs muito pequenos (do inglês, Very Small Size Soccer – VSS) ou da liga de pequeno porte (Small Size League – SSL), embora focado no ambiente de competição, impulsiona tecnologias de ponta com vasto potencial de aplicação em diversos setores da sociedade e na indústria”, explica Clara Acruchi, integrante do RobôCIn.
Segundo ela, o aprendizado por reforço, utilizado no treinamento dos robôs para tomadas de decisão complexas e em tempo real, é diretamente aplicável à otimização de processos logísticos. Como no gerenciamento autônomo de frotas em fábricas e armazéns, e no aprimoramento de sistemas de controle em automação industrial, elevando a eficiência e a produtividade. Além disso, os sistemas de visão para detecção de padrões, essenciais para a localização dos robôs em campo, se traduzem em soluções de visão computacional para controle de qualidade em linhas de produção, monitoramento de segurança, e inspeção automatizada em infraestruturas críticas.
Clara ressalta que “a experiência do RobôCIn, que se estende a outras categorias competitivas, como drones e robôs humanoides, demonstra um domínio abrangente em controle robótico para automação e Inteligência Artificial (IA)”. Todo esse trabalho é realizado por meio de pesquisa coordenada pela professora Edna Barros no CIn-UFPE.
O RobôCIn atua como um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), gerando recursos humanos e inovações que alimentam a próxima geração de automação e IA, com impacto direto na competitividade das empresas e no desenvolvimento tecnológico da sociedade.

Durante o REC’n’Play 2025, a experiência no stand do CIn-UFPE permite uma imersão na robótica autônoma, com uma demonstração do comportamento dos robôs em um jogo de futebol. O público tem a oportunidade de competir contra um robô campeão latino-americano, o camisa 10 do time da liga de robôs muito pequenos (Very Small Size ou VSS).
Sobre o RobôCIn – Criado em 2015, o RobôCIn é o grupo de pesquisa e desenvolvimento em robótica do CIn-UFPE. Em quase dez anos de atividade, a equipe formada por professores e alunos de graduação e pós-graduação já recebeu mais de 30 premiações em competições nacionais e internacionais, publicando artigos com relevância nas áreas de Inteligência Artificial, Visão Computacional e Engenharia Eletrônica. Em 2023, a equipe foi consagrada como bicampeã mundial da categoria Small Size League (SSL) da RoboCup. Sendo também tetracampeã de SSL na Latin American Robotics Competition (LARC); Bicampeã de Very Small Size (VSS) na LARC; Tricampeã de Simulação 2D na LARC; Bicampeã de Simulação 2D na RoboCore Experience; Campeã de VSS no Campeonato Brasileiro de Futebol Simulado; Campeã de VSS na IronCup; Vice-campeã em Simulação 2D na IronCup.
Sobre o CIn
Com mais de cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com quatro cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Inteligência Artificial e Sistema de Informação – o centro contribui ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.