
A Arena de Negócios do REC’n’Play 2025 não foi apenas um pico de inovação e empreendedorismo em outubro. Um mês e meio depois, o mercado começa a sentir os verdadeiros e duradouros impactos da Arena de Negócios, com as sementes plantadas no Bairro do Recife germinando em novas parcerias, investimentos e consolidação do ecossistema.
O evento, que registrou mais de 1.000 interações qualificadas entre startups, empresas e investidores, provou ser um catalisador de oportunidades. A principal métrica que atesta esse sucesso de longo prazo é a retenção das relações: 39% das empresas participantes confirmaram a continuidade de conversas e negociações após o festival.
As rodadas de negócios, que conectaram startups a grandes marcas como M. Dias Branco, Heineken, Agrodan e Localiza , e a Sala de Internacionalização, que ligou empreendedores locais a representantes de Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos, foram o início da conexão para que essas conversas continuem.
Roadshow de Investimentos
Na frente de investimentos, a efervescência permanece. O Roadshow de Investimentos, realizado em parceria com o Sebrae Pernambuco e a Ventiur, promoveu 141 conversas entre 52 startups e 15 fundos de venture capital, e abriu as portas para potenciais fechamentos de acordos.
A alta aprovação dos participantes (87%) sugere que o Recife se consolida, de fato, como um hub emergente de capital de risco, com fundos buscando as inovações que o ecossistema pernambucano apresentou.
Política pública e inovação
O sucesso da continuidade dos negócios atesta que a Arena é um instrumento efetivo também de política pública. O apoio estratégico da ADEPE, que incluiu a Feira Exporta PE e mentorias individuais – que foram também parte das ações do Play Delas, parceria entre a ADEPE e a Soma Com Você – reforça a visão do Governo de Pernambuco como promotor de desenvolvimento econômico inclusivo e articulador de políticas de inovação.
A triplicação da área da Arena em 2025 e o modelo robusto de seleção de startups se justificam nos resultados pós-evento, validando o posicionamento do Recife como referência em inovação corporativa e internacionalização. A Arena de Negócios, ao promover a articulação entre startups, corporações, investidores e governo , garante que o futuro dos negócios em Pernambuco seja construído de forma sólida e com visão de crescimento global.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.