Estande da Flagr na Arena de Negócios do REC'n'Play 2025 (Crédito: Suzanna Borba/Porto Digital)
Estande da Flagr na Arena de Negócios do REC’n’Play 2025 (Crédito: Suzanna Borba/Porto Digital)

Palavras estrangeiras do universo da tecnologia se misturam a uma linguagem pouco comum nesse meio: o “juridiquês”. A união desses dois códigos, que à primeira vista parecem distantes, define a identidade da Flagr, startup incubada no Porto Digital. Dessa combinação surgem soluções capazes de potencializar negócios e transformar burocracia em estratégia.

Leia mais:

Não é incomum que advogadas tenham como objetivo se tornarem sócias de um escritório. Marcela Ventura e Renata Oliveira começaram assim: uma parceria típica de duas advogadas que queriam investir na carreira. Com o tempo, a Flagr ganhou vida como uma spin-off do escritório. De pitch em pitch, ela foi ganhando espaço.  

Da advocacia à inovação tecnológica

A parceria ultrapassou os limites dos tribunais e alcançou o universo da inovação e das startups. A Flagr mergulhou de cabeça em programas de incubação, demodays, jornadas de negócios e matchmaking com investidores. 

A empresa evoluiu rapidamente. De um MVP low-code, que é um produto mínimo viável criado com o auxílio de plataformas de desenvolvimento que exigem pouca ou nenhuma programação manual, a equipe desenvolveu uma tecnologia própria, mais robusta e escalável. Essa transformação marcou sua consolidação como uma plataforma jurídica inovadora em due diligence automatizada.

Renata Oliveira, CEO e cofundadora da startup, sabia que o desafio de profissionalizar a gestão exigia uma esteira de desenvolvimento própria.

“Participar da pré-incubação no Porto Digital foi muito importante para o desenvolvimento da Flagr. Mesmo já entrando com um MVP funcionando, foi dentro do programa que encontramos o apoio necessário para evoluir”, comentou Renata.

O impacto do ecossistema do Porto Digital

Apresentação da solução da startup Flagr (Crédito: Renata Oliveira/Arquivo Pessoal)
Apresentação da solução da startup Flagr (Crédito: Renata Oliveira/Arquivo Pessoal)

A CEO também destaca a jornada empreendedora no Porto Digital. Segundo Renata, o desenvolvimento em rede, impulsionado pelas conexões fomentadas pelos programas, impulsionou o negócio.

“As mentorias, a convivência com outros empreendedores e o contato com especialistas do ecossistema nos trouxeram uma visão que jamais teríamos sozinhas. Cada troca, cada orientação e cada ajuste de rota contribuíram diretamente para amadurecer”, relembrou.

A jornada do negócio foi exitosa. A Flagr concluiu o programa de pré-incubação 2025.1 na terceira colocação. Além disso, Renata Oliveira recebeu o reconhecimento dos demais participantes como “empreendedora anjo”, prêmio do Porto Digital destinado a quem mais ajudou outros empreendedores durante o programa. Com isso, a startup garantiu passaporte direto para a Incubação 2025.2.

Reconhecimentos

Entre um programa e outro, a Flagr demonstrou energia inesgotável. A startup participou ativamente do ecossistema nacional e local de inovação. 

  • Campeã do Programa Fast Motion do SEBRAE/PE;
  • Participação no Startup Nordeste; 
  • Top 10 Startups Revelação do Nordeste no Startup Awards 2025;
  • 424º posição entre as mil selecionadas no Prêmio Sebrae Startups 2025, um dos maiores rankings do país. 
Prêmio da incubação para a Flagr no REC'n'Play 2025 (Crédito: Renata Oliveira/Arquivo Pessoal)

A empresa marcou presença em alguns dos principais programas e iniciativas de inovação do Brasil, como Capital Empreendedor (Sebrae); Educação – Programa de Aceleração; Emma – Darwin Startups; e AstELLAS – Astella. Essas participações fortaleceram conexões e ampliaram a visibilidade da marca, acelerando seu desenvolvimento.

Durante o REC’n’Play 2025, a Flagr disputou a final da batalha de startups da Arena de Negócios e também foi campeã do demoday da Incubação 2025.2.

A incubação nos deu direção, maturidade e velocidade. Foi um período intenso, transformador e essencial para que a Flagr chegasse ao nível de organização e tração que tem hoje. Sem dúvida, uma das melhores decisões da nossa trajetória”, avalia a vencedora. 

Expansão e futuro

O ano de 2025 também marcou a expansão interna da empresa. A Flagr reforçou seus diferenciais em automação jurídica, segurança e continuidade, destacando-se como solução aplicável tanto ao setor privado quanto ao setor público. 

A equipe cresceu com profissionais em modelo de vesting, que é um tipo de contrato que formaliza a aquisição gradual de participação societária em uma empresa, o que fortaleceu as áreas jurídica, tecnológica, de governança e cultura. Por meio do Plano de Desenvolvimento Legal (PDL), também deu um novo passo na atuação para incubadoras, aceleradoras e fundos de investimentos.  

Curiosamente, aquilo que começou como símbolo virou previsão. No início, quando a Flagr ainda era apenas uma ideia, a escolha de uma logo com uma bandeira no topo da montanha representava a escalada empreendedora rumo a um ponto alto e estruturado. Hoje, essa imagem reflete a realidade. A startup encerra 2025 acumulando reconhecimentos, premiações, novos talentos no time e uma carteira de clientes em constante expansão. A Flagr cresce – e segue deixando sua bandeira cada vez mais no alto.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.